A vibrante festa que impulsiona setores e revela a dinâmica entre cultura e crescimento econômico em BH

5 de fev de 2024

Música, alegria, inclusão e oportunidades impulsionam a capital mineira durante a festa

Sob o pulsante ritmo do Carnaval, Belo Horizonte se torna epicentro de uma celebração vibrante, alimentada não apenas pela música e alegria, mas também pela inclusão e acessibilidade que caracterizam a festa na capital mineira. A procura por essa experiência festiva não se resume à efervescência cultural, mas também à generosidade do evento, marcado por sua gratuidade e receptividade a todos. A consolidação do Carnaval na cidade não apenas ressoa como uma sinfonia festiva, mas também como uma sinergia econômica que permeia diversos setores. O comércio, os serviços e o turismo são impulsionados por essa festa que não conhece barreiras, atraindo visitantes de outras regiões e mantendo os moradores locais em solo belo-horizontino durante o período carnavalesco.

“O Carnaval de Belo Horizonte, ao atrair milhões de foliões e impulsionar setores como comércio, serviços e turismo, emerge como um fenômeno econômico, evidenciando a dinâmica interconectada entre cultura e crescimento econômico na cidade”, destaca Stefan D’Amato, Economista-chefe da Fecomércio MG, ao ressaltar as oportunidades tanto para os lojistas quanto para aqueles que buscam complementar a renda durante o período festivo em BH.

Num esforço conjunto entre a área de Estudos Econômicos e o setor de Negócios Turísticos da Fecomércio MG, com o apoio da Belotur, foi realizado um levantamento para desvendar os caminhos do consumo dos foliões. Os números revelados pela BELOTUR, em 2023, indicaram que a capital testemunhou a movimentação efervescente de 5,25 milhões de foliões, transformando as ruas em um cenário de celebração e troca cultural.

A pesquisa revela uma preferência marcante dos participantes, com aproximadamente 87% escolhendo a capital mineira como o destino para celebrar o Carnaval. Essa inclinação expressiva direciona os holofotes para Belo Horizonte como um epicentro incontestável da festa. O ímã que atrai essa expressiva maioria está ancorado na oferta de eventos gratuitos, uma característica distintiva que solidifica a reputação do Carnaval de Belo Horizonte como uma celebração acessível e acolhedora. São esses eventos de acesso liberado que atuam como poderosos atrativos, conquistando os corações dos foliões e garantindo que a cidade seja a escolha preponderante para a celebração festiva.

“A marcante preferência por atrações gratuitas revelada na pesquisa não apenas ressalta a inclusão social, mas também ilustra o potencial econômico do Carnaval de Belo Horizonte, catalisando investimentos e movimentando a economia local de maneira vibrante e sustentável”, aponta o Economista. A pesquisa desvenda as preferências entusiasmantes dos foliões, revelando que uma expressiva maioria, 97,3%, tem como destino os vibrantes blocos de rua, enquanto 82,5% marcam presença nos ensaios de blocos e pré-carnavais gratuitos. A atmosfera inclusiva estende-se também a eventos privados, com 71,7% optando por celebrações que unem diversão e gratuidade.

Além da participação efusiva nos eventos, mais da metade dos entrevistados planeja entrar no espírito festivo confeccionando ou adquirindo suas próprias fantasias e adereços. As lojas de acessórios e armarinhos emergem como destinos favoritos para essas compras, destacando-se pela variedade de produtos e pelos preços acessíveis que influenciam positivamente na decisão de compra.

Os dados revelam ainda que mais de 36,0% dos foliões têm a intenção de investir acima de R$400,00 em fantasias, bebidas e alimentação durante o Carnaval, demonstrando um comprometimento expressivo com a experiência festiva. As opções de pagamento à vista, no débito, crédito ou via pix ganham preferência nesse cenário, indicando uma busca por praticidade e conveniência financeira. Entre os participantes da pesquisa, 86,6% confirmaram com entusiasmo sua participação no Carnaval de Belo Horizonte em 2024, consolidando a capital mineira como o palco irresistível para uma celebração que promete ser repleta de cores, ritmos e memórias inesquecíveis.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Acesse a Pesquisa de Intenção de Consumo dos Foliões