Créditos empresariais – devo pedir?

26 de ago de 2014

No segundo semestre aumentam as expectativas para as vendas de fim de ano e a vontade de investir nos negócios para que tudo esteja em ordem. Muitas vezes, a única alternativa que o empreendedor encontra para cumprir esses objetivos está na obtenção de um empréstimo. É aí que surge a pergunta: será que essa é mesmo a melhor opção?

A resposta precisa ser elaborada de acordo com cada caso, avaliando o cenário de cada organização e buscando, para cada uma delas, soluções personalizadas. Mesmo assim, separamos algumas dicas para fazer com que você, empresário, reflita sobre o tema antes de tomar uma decisão. Acompanhe:

Verifique se há real necessidade de obter de crédito de terceiros:
Faça um plano de negócios e identifique as reais necessidades e possibilidades de conseguir um financiamento. Em alguns casos o autofinanciamento pode ser a solução. Atitudes como negociar prazos maiores com fornecedores e reduzir os prazos de pagamento dos clientes, bem como reinvestir o lucro ao invés de retirá-lo, podem ajudar você a conseguir o capital necessário para a melhoria do negócio.

Verifique o valor que sua empresa precisa.
Nem mais, nem menos. Se a necessidade de empréstimo for constatada, calcule o valor que sua empresa precisa e use-o apenas para as finalidades propostas.

Como será o pagamento?
Para saber se sua empresa terá condições de pagar o empréstimo é essencial que o fluxo de caixa esteja atualizado. Verifique se há recursos suficientes para pagamento da dívida e se o investimento aumentará os lucros da sua empresa a ponto de cobrir as parcelas do empréstimo.

Pesquise as melhores formas de financiamento disponíveis no mercado:
Encontre a proposta que melhor se aplica para a necessidade da sua empresa e, claro, opte pela que oferece as melhores condições. A Fecomércio MG, por exemplo, possui parceria com o BNDES e, por isso, oferece linhas de crédito exclusivas e condições excelentes até mesmo para o empresário que está apenas começando.

Lembre-se: financiamentos não são capazes de suprir a má gestão.
Se você deseja pedir um empréstimo para resolver problemas financeiros da empresa, decorrentes da má formação de preços, excesso de ofertas, abertura de longos prazos de pagamento para clientes ou superendividamento saiba que o empréstimo não é uma boa saída.

O empresário que se encontra nesse cenário deve investir em seu aperfeiçoamento profissional, com cursos, palestras e consultorias que lhe orientem sobre a correta gestão dos negócios. Quanto às dívidas, elas devem ser negociadas diretamente com as instituições credoras e os prazos e valores dessas negociações devem ser compatíveis com a realidade da empresa. Caso contrário, o cenário só tende a piorar.