Dia das Mães: 7 em cada 10 consumidores pretendem gastar mais ou o mesmo que no último ano

2 de maio de 2024

O tíquete médio esperado para a data é 10,0% superior ao do ano de 2023

Os consumidores belo-horizontinos estão otimistas para as compras do Dia das Mães, que ocorre no dia 12 de maio. Conforme o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, os consumidores que vão presentear alguma mãe no ano corrente tendem a gastar R$189,61, valor 10,0% superior ao último Dia das Mães, que contou com um tíquete médio de R$172,30.

As vendas no Dia das Mães, melhor data para o comércio no primeiro semestre, tendem a injetar mais R$217 milhões na capital mineira, o que equivale a um aumento de 1,5% em relação a data em 2023. A estimação do valor leva em consideração os dados dos consumidores que vão às compras para a data comemorativa.

Para o economista da Fecomércio MG, Gilson Machado, o Dia das Mães promete um tíquete médio mais elevado e um crescimento em relação ao último ano, tornando uma excelente oportunidade para o empresário aumentar o fluxo de dinheiro em caixa.

Em relação à forma de pagamento, 68,1% dos consumidores vão optar predominantemente por meio de pagamento à vista, enquanto 31,3% sugerem pagamento por meio do cartão de crédito parcelado. Entre as formas de pagamento à vista, aparecem com maior intensidade:

• Débito (26,6%)
  • Cartão de crédito à vista (22,7%)
  • Dinheiro (10,2%)
  • Pix (8,6%)

A melhor data para o comércio do primeiro semestre tende a levar 53,1% dos consumidores belo-horizontinos às compras, que podem ser estimuladas por promoções (35,6%), atendimento diferenciado (18,7%), preço reduzido (18,7%) e variedade de marcas e produtos (15,6%). Por outro lado, alguns motivos podem desestimular as compras no período, e levar os clientes a procurarem a concorrência, como preço alto (39,6%), atendimento precário (28,3%), lojas cheias (17,1%) e pouca variedade de produtos (13,9%).

“Podemos perceber que as exigências dos consumidores para compras estão bem definidas, e se algumas ações tendem a atrair o freguês para o empreendimento, o inverso ou sua falta pode distanciá-lo das lojas, esse é um aspecto que o lojista deve ficar atento”, destaca Gilson Machado.

Os produtos que terão maior saída durante as compras mantiveram o perfil do último ano, sendo os itens com mais saída:

• Roupas (29,3%)
  • Calçados (12,6%)
  • Perfumes (9,8%)
  • Bijuterias/Acessórios (6,9%)
  • Eletrodomésticos/Eletroeletrônicos (6,3%)

No ano corrente, 67,2% dos consumidores pretendem gastar um valor superior ou igual ao do último ano. Contudo, há uma parcela dos consumidores, 30,5%, que estão mais cautelosos e destacam que vão gastar menos que no último ano; entre os motivos que podem limitar os gastos estão os preços altos dos produtos (46,0%), a crise econômica (24,0%) e o endividamento (10,0%).

“A melhora de alguns indicadores econômicos, como o mercado de trabalho mais aquecido, o aumento dos rendimentos reais e a taxa básica de juros desacelerando, faz com que os consumidores fiquem mais otimistas com as compras para a data comemorativa, o que leva os consumidores a manifestarem interesse em gastar mais ou o mesmo valor do último ano”, destaca Gilson Machado.

Uma parcela dos consumidores, 33,6%, já realizou as compras do Dia das Mães ou vai aproveitar os últimos dias do mês de abril para ir às suas compras. Já 63,3% vão realizar as compras na primeira quinzena do mês de maio, sendo que 26,6% devem ir às compras na primeira semana e a maior parte dos consumidores, 36,7%, vai deixar as compras para a semana que ocorre o dia das Mães, entre 6 e 11 de maio.

As compras devem acontecer predominantemente nas lojas da vizinhança, de acordo com 40,6% dos consumidores que pretendem ir às compras, seguido das lojas de hipermercado (21,89%), shoppings populares (17,2%), internet (10,9%) e lojas de shopping (6,3%).

Em relação às comemorações para o Dia das Mães, a grande maioria dos consumidores afirmam que vão realizar as comemorações em casa (43,6%), seguido daqueles que vão almoçar ou jantar na casa de familiares (24,1%). Já 7,5% das pessoas têm interesse em ir a algum restaurante para almoçar ou jantar. Por outro lado, 14,9% das pessoas não pretendem comemorar o Dia das Mães do ano corrente.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.