28 de dez de 2022
Que o fim de ano é o momento mais importante do comércio, todos sabemos. As datas tradicionais, como Black Friday e o Natal, aquecem o setor sazonalmente, mas, em 2022, o “boom” do Comércio aconteceu um pouco mais cedo, com o início da Copa do Mundo.
Os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) nesta quarta-feira (28) mostram um salto do setor na geração de empregos formais em Minas. Em comparação com outubro, o comércio avançou 153% na criação de novas vagas. Ao todo, foram 49.954 admissões em contraste com os 40.229 desligamentos, representando um saldo positivo de 9.725. Em outubro, o saldo foi de 3.843 admissões.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, explica o fenômeno: “O aumento de empregos formais no setor do comércio, no final do ano, é influenciado principalmente pela contratação de profissionais temporários para o período que abrange o Natal, principal data para o calendário varejista. O final do ano também é marcado pela Black Friday que vem ganhando força no comércio e gerando expectativas positivas para os empresários do setor. Além disso, neste ano, o final do segundo semestre foi marcado pela realização da Copa do Mundo que também movimentou o comércio mineiro positivamente. Desta forma, o aumento das contratações no período, além de ser um comportamento sazonal esperado, ainda sofreu interferências externas positivas para o aumento de demanda por mão de obra no setor”.
Ao mesmo tempo, registrou-se queda de 50% na geração de empregos no setor de Serviços. O saldo de outubro, que representava 6.746 admissões, passou para 3.359. Os setores da Indústria, Construção e Agropecuária fecharam o mês de novembro com saldo negativo. Confira:
Sobre o CAGED
Ferramenta do Ministério do Trabalho para divulgação de estatísticas do trabalho, o CAGED traz um relatório completo com os números relacionados ao emprego formal no país. Os dados, que podem ser recortados por estados e municípios, também especificam a movimentação do trabalho pelos setores do Comércio, Serviços, Indústria, Construção e Agropecuária.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas públicas e privadas para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.