Linhas de financiamento para empreendedores

19 de mar de 2015

Alavancar um negócio requer não só planejamento, mas recursos para manter a saúde financeira em dia e alcançar os objetivos traçados. Micro e pequenas empresas podem usufruir de linhas de financiamento disponibilizadas por instituições diversas, se atentando às taxas do mercado e condições pactuadas.

A Fecomércio MG e Sindicatos atuam como correspondentes bancários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Nosso objetivo é ser um canal de acesso dos representados ao banco, atuando na captação de propostas e atendimento às necessidades de financiamento das empresas, por meio do capital de giro ofertado pela instituição financeira.

Podemos destacar dois pontos fortes desta parceria:

Um deles é a facilidade para obtenção de crédito. Os correspondentes bancários possuem acesso à plataforma diretamente conectada ao banco. Isso facilita e agiliza todo o processo, pois acompanhamos cada etapa da operação. Já houve casos em que uma proposta foi aprovada e liberada em menos de 48 horas!

Outro fator a ser destacado são as condições do financiamento. Como se trata de um banco de fomento ao desenvolvimento econômico do Estado, as taxas são bastante atrativas e os prazos podem se estender por até 48 meses. Só para ter uma ideia, para um financiamento com prazo de 12 meses, a taxa pré-fixada é de 1,17% ao mês. Após consulta ao site do Banco Central, que disponibiliza uma pesquisa sobre produtos e serviços financeiros (capital de giro com prazo superior a 365 dias), a menor taxa praticada é de 1,20%.

Fonte: Site Banco Central do Brasil  www.bcb.gov.br

Para facilitar o entendimento sobre como solicitar o serviço, criamos os quatro passos para a avaliação da proposta:

  1. Primeiro contato: é importante que o responsável entre em contato, por e-mail ou telefone, para que possa identificar o limite de crédito disponível a ser contratado. Esse limite é calculado com base no faturamento contábil da empresa e em seu grau de endividamento.
  1. Envio das informações: preenchimento do check-list com os dados que serão inseridos na plataforma. Neste momento é fundamental a exatidão destas informações para que a análise seja feita corretamente. Dados como valor pretendido, data de vencimento das parcelas, informações da empresa e dos sócios são necessários para que o banco possa analisar a proposta.
  1. Emissão do contrato: após a aprovação da proposta com base nos dados informados no check-list, o banco libera os documentos para assinatura dos responsáveis. Contrato de financiamento, declarações e autorizações são emitidos neste momento e enviados para assinatura dos titulares.
  1. Envio do processo: enviar para a Fecomércio MG a documentação assinada, que será conferida e remetida ao banco. Dentro de 48 horas, o valor será creditado.

O uso consciente do capital é de fundamental importância para a sustentabilidade do negócio. O recurso bem aplicado pode gerar crescimento, por meio da expansão de novos mercados, acesso a processos tecnológicos que geram diferencial competitivo, redução de despesas financeiras e fôlego para lidar com as sazonalidades que podem impactar as vendas.“A Fecomércio MG e Sindicatos colocam à disposição o serviço para os empresários do comércio de bens, serviços e turismo de todo o Estado de Minas Gerais”, ressalta o coordenador Corporativo Comercial, Cristiano Santos Moreira.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?