Pesquisa revela o perfil do turista que vem a Minas Gerais 

5 de dez de 2022

Comércio mineiro tem papel fundamental na fomentação do turismo no Estado

Em evento realizado no Palácio da Liberdade, no dia 25 de novembro, o Governo do Estado divulgou o resultado de uma pesquisa sobre o perfil dos turistas que visitam Minas Gerais. Esse mapeamento é o estudo mais recente e completo sobre o turismo, que não era produzido desde 2017. A Fecomércio MG participou do evento, representada pela diretora da entidade e conselheira Estadual de Turismo, Valéria Clara Carmo, e pelas analistas de turismo Luciana Ferreira e Milena Soares. Na ocasião, foi lançada a campanha “A liberdade mora em Minas”, desenvolvida pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), tem como objetivo de fomentar o turismo regional, nacional e internacional para Minas Gerais, situando o estado como a primeira escolha de destino dos viajantes. 

Quem são os visitantes? 

A pesquisa de revela que as mulheres são maioria, representando 55% dos turistas em Minas Gerais. Atualmente, 98% do público que frequenta o estado é brasileiro, sendo desse total, 50% das pessoas que fazem turismo no estado são de Minas Gerais, 23% são de São Paulo e 9% do Rio de Janeiro. Para a diretora da Fecomércio MG, Valéria Clara Carmo, Minas Gerais tem se consolidado como um destino importante dentro do Brasil e prova disso é sua colocação como segundo destino mais procurado no país. “Valores importantes para os novos turistas que, cada vez mais, buscam por destinos que oferecem variedades em seus atrativos, e que são facilmente encontrados no Estado”, explica.  

Valores acessíveis 

Foi apurado que o gasto médio do viajante aumentou 51%, passando de R$ 704,00 ano de 2017, para R$1.066,00 em 2022. A pesquisa mostra que 20,01% dos gastos feitos nas viagens foram direcionados para as compras e revela a boa avaliação do comércio entre os turistas: numa escala de 01 a 10, a classificação média dos visitantes foi de8,58. “Nesse sentido, o comércio tem um papel importante na retomada do setor”, conclui a diretora. 

O estudo foi realizado em 2022 e teve como base informações coletadas dos turistas, como principais motivos, nível socioeconômico, expectativas sobre produtos e serviços consumidos, além do reflexo de gastos financeiros incorridos durante a estada em Minas Gerais. 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas públicas e privadas para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

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