Retenção de contratados pelo comércio no final de ano deve ser de 44,2% informa pesquisa da Fecomércio MG

20 de out de 2023

Conforme pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 17% dos varejistas consultados confirmam que vão contratar pessoal para a temporada de festas de dezembro. Na comparação com o ano passado, este percentual representa um aumento de 3,3 pontos percentuais no número de trabalhadores temporários.

Metade das contratações temporárias será para a função de vendedor. Atendentes deverão responder por 30,30% das contratações e operadores de caixa por 16.67%. Em média, as empresas devem contratar dois funcionários. Os setores de tecido, vestuário e calçados devem contratar mais, seguidos por supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

A intenção de efetivar a contratação temporária é expressiva, com 44,2% dos empresários do comércio das cidades pesquisadas afirmando que a possibilidade é alta ou muito alta. A maioria das empresas que vão efetivar os temporários devem fazer isso no mês de janeiro de 2024.

Os empresários que vão buscar novos colaboradores citam as principais dificuldades que encontram no mercado. A falta de capacitação, dificuldade para reter os funcionários, a falta de experiência e falta de profissionalismo dos contratados estão entre as mais citadas, sendo que 20% dos empregadores não veem nenhum problema para contratar.

Já para os empresários do comércio que não vão contratar no final de ano, mais de 80% dos consultados, o movimento insuficiente nas lojas seguido do fato de a equipe já suportar o aumento do fluxo são as principais justificativas. A pesquisa também identifica uma parte dos empresários (21,4%) que não tem o costume de fazer contratações por tempo determinado.

Olhar Econômico, por Gabriela Martins – economista da Fecomércio MG.

A contratação de trabalhadores temporários oferece para as empresas uma flexibilidade crucial para se adaptar às flutuações da demanda. O setor do comércio varejista se beneficia desta modalidade de contratação, devido à alta de vendas que ocorre no final do ano e marca a sazonalidade do setor, eleva também a necessidade por um maior número de trabalhadores.

Não obstante, este ano quase 17% do comércio varejista mineiro pretende contratar funcionários temporários para o período de fim de ano, de acordo com a pesquisa de contratação de temporários, realizada pela Fecomércio MG.

Esse resultado representa uma perspectiva de contratação 2,3% maior do que o esperado em 2022, com a média de duas admissões de temporários para o período de fim de ano. Uma surpresa positiva, tendo em vista o baixo índice de desemprego do estado (5,8%), o que aponta para um mercado de trabalho já aquecido. Acrescido a isso, esse resultado reforça a tendência de crescimento nas vendas do comércio no período, o que leva os empresários a buscarem mais profissionais, principalmente aqueles ligados ao atendimento e as vendas.

Para 15,6% das empresas com intenção de contratação de temporários, a chance de efetivação é muito alta. As empresas ainda indicaram maior chance de contratação no mês de janeiro. Para aqueles que são contratados de maneira temporária no final do ano, esse é um momento crucial para se consolidar no mercado de trabalho, garantindo uma renda fixa e maior segurança profissional.

Além da contratação de temporários (feita sob demanda de mão de obra), é essencial que o empresário tenha um bom planejamento para o período, levando em consideração o nível de estoque e a expectativa de vendas para o período. Somado a essas estratégias, as ofertas, programas de fidelidade, facilidade de compra e de pagamento tornam-se essenciais para assegurar melhores resultados no período.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Acesse a pesquisa sobre a contratação de temporários para final de ano