26 de ago de 2014
Administrar uma empresa não é tarefa simples. Além das noções de recursos humanos, marketing, atendimento, logística, entre outras, é preciso estar bem informado sobre o cenário financeiro atual e ter jogo de cintura para lidar com os imprevistos, sem deixar que eles interfiram no macro gerenciamento.
Hoje, nós selecionamentos algumas dicas para quem deseja manter a saúde financeira da empresa. Queremos ajudar você, empresário, a tomar decisões assertivas no dia a dia e no planejamento em longo prazo. Confira:
1. Conte com a assessoria de um profissional
Não dá pra ser especialista em tudo, ainda mais quando falamos de um assunto tão delicado como finanças. Ao contratar profissionais especializados o empresário pode contar com relatórios gerenciais que lhe mostrarão não só o cenário atual da empresa, mas também as projeções. Esses dados oferecem condições para identificar o melhor momento de investir, aplicar ou utilizar os recursos financeiros, oferece dicas sobre o que pode ser melhorado ou revisto e amplia a visão de mercado mostrando qual é o lugar ocupado pela empresa, frente ao mercado em que ela está inserida. A Fecomércio MG oferece assessoria jurídica para os seus associados e possui profissionais capacitados para dar todo suporte e orientação necessários.
2. Faça previsões para os ciclos operacionais
Faça reservas e conte com imprevistos, eles sempre acontecem. Podem acontecer em maior ou menor escala do que a prevista, mas o importante é saber que em casos extremos você poderá contar com um recurso provisionado para tal. Prevenir, como diz o ditado, é sempre o melhor remédio.
3. Não perca do hábito de negociar
Sempre que possível negocie prazos maiores com os fornecedores para manter um bom fluxo em caixa. Além disso, nunca deixe de pesquisar novos fornecedores para conseguir melhores preços e condições.
4. Fuja dos juros
Evite operações que tenham juros e, caso seja imprescindível, tente negociar ao máximo para diminuir os índices de pagamento.
5. Não saia do foco
Trace metas financeiras e monitore-as constantemente para saber se foram ou não atingidas. Quando for preciso, reveja o planejamento, descubra o erro e tente novos caminhos.