3 de out de 2014
A 2ª Semana do Turismo Fecomércio MG, realizada entre os dias 22 e 28 de setembro foi um sucesso. Na cerimônia de abertura, 270 participantes prestigiaram o painel “Economia Criativa e Turismo: um mundo de oportunidades”, mediado pela doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Ana Carla Fonseca, pelo subsecretário de Economia Criativa do Governo de Buenos Aires, Enrique Avogadro.
Segundo Ana Carla Fonseca, a economia criativa traz uma dinamização da economia até nos setores tradicionais. “No turismo o turista está buscando atributos únicos nos lugares que visita”.
Enrique Avogadro afirmou que nesse novo cenário o grande desafio é a forma como se conta a história, seja com seu produto ou serviço. Segundo ele, em alguns lugares de Buenos Aires, por exemplo, é possível encontrar o “novo tango”, misturado ao rock e outros estilos musicais.
Em 43 cidades do Estado de Minas Gerais foram realizadas 220 atividades, alcançando um público de mais de 9.524 pessoas. O evento trouxe a tona uma verdade indiscutível: em um cenário de mudanças extremamente ágeis, em que a criatividade humana passa a ser o diferencial de qualquer sociedade.
A superintendente de gastronomia na Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Marina Simião, ressaltou a importância da diversidade. “Minas Gerais, buscamos trabalhar o Turismo Criativo pautado na oportunidade de valorizar a tradição, com a inserção de pequenas empresas, diversidade dos setores e também com o cuidado e a atenção para que as ações não se tornem modismo”.
“Estamos assistindo a uma nova tendência em que os turistas em geral incorporam cada vez mais atividades participativas e criativas no seu programa tradicional de visitas, com o objetivo de viver experiências culturais e humanas”, disse Caroline Couret, co-fundadora do programa de Turismo Criativo de Barcelona e do Creative Tourism Network – Rede Mundial de Turismo Criativo.