13 de out de 2015
Atualmente, o turismo representa 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o equivalente a R$182 bilhões, e gera 3,14 milhões de empregos diretos no país. Além disso, o Brasil é o 28° colocado no índice geral de competitividade do turismo mundial, segundo um estudo feito pelo fórum econômico mundial que analisa 14 dimensões do setor e compara 141 países. Na palestra, Mendes destacou o impacto da atividade em outras áreas, que movimenta mais de 50 segmentos econômicos. “O desenvolvimento do setor propicia a atração de novos investimentos privados e públicos em infraestrutura e a diversificação e o fortalecimento da matriz econômica local, ou seja, mais emprego e renda para as regiões”, comenta Mendes.
Outro ponto debatido foi a importância da atividade para a valorização do patrimônio cultural do Brasil, por meio do estímulo ao conhecimento e à preservação das diversas expressões da cultura popular brasileira. Um exemplo é a preservação dos ativos ambientais com ações educativas sobre a diversidade do patrimônio natural brasileiro e como esses fatores auxiliam na formatação de uma imagem do país como ativos financeiros. “A imagem que formamos por meio do turismo nos auxilia a pagar mais caro ou mais barato por determinado produto. Nesse sentido, precisamos trabalhar para formar a representação dos destinos, valorizando o Brasil e Minas Gerais”.
Ítalo destacou ainda que, além de ser um instrumento de crescimento econômico, o turismo é uma ferramenta de desenvolvimento humano, tolerância e inclusão. Dessa forma, “é necessário resgatar os valores que transformaram a atividade em agenda de políticas públicas, no final dos anos 50, a fim de promover ações inclusivas e alinhadas ao desenvolvimento sustentável”, comenta.