Um time de campeões

18 de ago de 2014

Não é nada fácil formar uma equipe de colaboradores que compreenda bem o seu negócio, atenda bem ao público e ainda permaneça na empresa por um longo período. A boa notícia é que essa também não é uma tarefa impossível. E tudo começa no processo de seleção de candidatos. Separamos essa matéria com algumas dicas para te ajudar, confira:

1. Saiba exatamente qual o tipo de profissional que sua empresa precisa
Pode acontecer de sua empresa possuir mais de uma vaga disponível em atividades diversas. Para não confundir ou misturar as funções é importante, antes de anunciar a vaga, definir bem quais serão as atribuições do futuro contratado.

2. Escolha um bom canal para divulgar a vaga e ou para procurar esse profissional
Atualmente várias plataformas oferecem a oportunidade de encontrar bons profissionais dispostos a trabalharem na sua empresa. Existem as conhecidas plataformas pagas de recrutamento e seleção, mas um exemplo recente de eficiência gratuita é a plataforma Rede de Carreiras lançada pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac, que foi desenvolvida para atender aos empresários e candidatos que procuram realizar bons negócios. Utilize-a.

3. Prepare-se antes da entrevista
Não é apenas o candidato que precisa estar preparado, você também. Por isso, não o entreviste sem antes ter lido o seu currículo. Não pega bem fazer com que ele repita tudo o que está escrito ali. Além disso, a leitura prévia desse material lhe dará referência para formular questões importantes e detalhadas sobre a experiência profissional relatada.

4. Não menospreze as referências
Não custa nada pegar o telefone e bater um bom papo com os antigos chefes da pessoa que deseja trabalhar na sua empresa.

Ao ligar faça perguntas objetivas e simples. Pergunte sobre os resultados que o candidato trouxe para aquela empresa, qual o principal defeito e qual o tipo de trabalho exercido por ele naquela organização. Não delegue essa tarefa a ninguém e deixe o constrangimento de lado. Faz parte do processo, saber do histórico profissional da pessoa, por isso, não há nada de errado em pedir referenciais profissionais, ok?

5. Foco na personalidade, comportamento e atitude
Habilidades técnicas podem ser treinadas posteriormente, por isso não são tão importantes. O que você precisa avaliar é se aquela pessoa que deseja trabalhar em sua empresa possui interesse e vontade de atuar nesse segmento. Se ela é proativa, pontual e correta. Se possui ou não outros planos profissionais a curto e médio prazo. Se ela tem facilidade de aprender. Se sabe trabalhar em equipe e se pode, enfim, contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.