11 de jan de 2017
O indicador de volume de vendas de novembro aumentou 2% em relação a outubro de 2016. Na comparação novembro de 2015, porém, o índice recuou 3,5%. O volume de vendas, que no acumulado em 12 meses caiu 6,5%, segue influenciado pela deterioração dos indicadores macroeconômicos, com destaque para as condições do mercado de trabalho. Para o varejo ampliado, os índices de vendas apresentaram recuos maiores: -4,5% na relação mensal e -9,1% no acumulado em 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, atribui a evolução de outubro para novembro às promoções realizadas pelo comércio, com destaque à Black Friday, ocorrida na última sexta-feira do mês (25/11). Além disso, o cenário de fragilidade do mercado de trabalho – com avanço do desemprego e queda na renda – continuou impactando o volume vendido pelo setor, explicando parte das quedas nas demais bases de comparação. Segundo Almeida, o elevado custo do crédito também afetou a decisão de compras das famílias, influenciando, sobretudo, o consumo de bens duráveis, que necessitam de melhores condições de financiamento.
No âmbito estadual, o indicador aumentou 0,3% entre novembro e outubro de 2016, para o varejo restrito. Nas demais bases de comparação o resultado foi de –0,9% em relação a novembro de 2015, -1,5% no ano, e -1,5% em 12 meses.
Acesse aqui a pesquisa completa do IBGE.