10 de jul de 2023
Minas Gerais registrou crescimento de 2,2% no volume de vendas do comércio ampliado no mês de maio
O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o desempenho do comércio no mês de maio de 2023. A partir dos números, avaliamos os últimos 11 percentuais para o volume de vendas no comércio varejista ampliado e volume de vendas no comércio varejista restrito nas suas quatro aberturas (variação mensal, variação anual, acumulado do ano e acumulado 12 meses).
Comércio Varejista Ampliado
O volume de vendas no Brasil, com ajuste sazonal, apresentou um crescimento de 3,1% no acumulado do ano; ao observar a variação no estado de Minas Gerais, tem-se um avanço mais intenso (5,2%). É importante destacar que o estado de Minas Gerais acumula uma variação positiva em 5 trimestres, já no Brasil essa tendência permanece nos 5 primeiros meses do ano, após permanecer todos os últimos meses do ano de 2022 negativo.
Ao analisar o acumulado nos últimos 12 meses, o Brasil quebra o ritmo de desaceleração do indicador nessa abertura, e tem um leve avanço de 0,2%, o indicador estava com disposição de decréscimo a 11 meses. Por outro lado, o estado mineiro apresentou um crescimento de 2,2% e permanece com ritmo crescente nos últimos 9 meses.
A variação do mês de maio, comparado ao mesmo período do ano anterior, no cenário brasileiro, registrou acréscimo de 3,0% e tem seguido uma tendência de períodos ora decrescentes ora crescentes, Em Minas Gerais, o indicador segue avançando, embora com um avanço mais tímido, registrou crescimento de 0,7%.
Na abertura mensal do indicador de volume de vendas, tivemos uma desaceleração em ambas as esferas apontadas. Em Minas Gerais, tivemos um decréscimo do volume de vendas em 4,7% e o indicador quebra a tendência positiva que vinha sendo observada desde o início do ano corrente. Na esfera nacional, tivemos uma queda no indicador de 1,1% e o Brasil vem registrando pelo segundo mês consecutivo decréscimo no volume de vendas do comercio ampliado.
Comércio Varejista Restrito
Em maio de 2023, o comércio varejista restrito registrou um avanço de 1,3% no acumulado dos 5 primeiros meses do ano, na série com ajuste sazonal, já no estado de Minas Gerais, o crescimento foi de 2,5%. É importante destacar que o indicador tanto na esfera nacional quanto estadual vem apresentando um avanço positivo na abertura dessa variável há mais de 12 meses consecutivos.
No acumulado nos últimos doze meses, no cenário brasileiro, foi verificado um avanço de 0,8% e o indicador segue essa tendência nos últimos 8 períodos. Em Minas Gerais, o indicador segue a mesma predisposição observada no cenário nacional, embora apresente um crescimento mais intenso (2,2%) e segue avançando positivamente há 9 períodos.
Na abertura anual (mês/mês do ano anterior), o indicador no âmbito federal registrou uma desaceleração de 1,0% e quebrou o ritmo de acréscimo do indicador que era observada desde setembro de 2022. Em contrapartida o indicador de volume de vendas no estado mineiro vem dando continuidade de elevação desde agosto do último ano, registrando crescimento de 0,8%.
Na abertura mensal, o indicador de volume de vendas apontou uma desaceleração de 1,0 % no Brasil. Em contrapartida, o indicador apresentou um ligeiro crescimento de 0,4% no estado de Minas Gerais, e segue tendência de crescimento nos últimos 5 períodos.
Peso das atividades
Em maio de 2023, a atividade que gerou maior peso, no Brasil, foi a de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,8%), assim como, em Minas Gerais este mesmo setor apresentou maior destaque (9,0%). Em contrapartida, a atividade com menor peso, em âmbito estadual foi a de livros, jornais, revistas e papelaria (5,7%) que foi também a de menor peso no cenário nacional, chegando a 5,8%.
Resultados regionais:
O Estado de Minas Gerais cresceu em 3 das 4 aberturas no indicador divulgado no mês de maio do ano corrente.
Minas Gerais em Dados – Maio de 2023