Apoio à realização de grandes eventos em Belo Horizonte é significativo

2 de maio de 2024

Em agosto de 2024, Belo Horizonte sediará o evento BH Stock Festival, que ocorrerá na região da Pampulha, no entorno do Mineirão. Um evento de grande porte que contará além da corrida automobilística com shows musicais e gastronomia e que, de acordo com a organização, deve atrair cerca de 80 mil pessoas.

Eventos considerados grandes, com públicos que ultrapassam 30 mil pessoas, tendem a ser cada vez mais frequentes no município e, com isso, a área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG realizou um levantamento para saber a opinião dos residentes de Belo Horizonte em relação à ocorrência de grandes eventos e sobre a Stock Car.

O levantamento conteve perguntas relacionadas aos grandes eventos, no primeiro momento, seguido de perguntas referentes ao Stock Car, sendo sua aplicação feita com dois grupos: residentes de regiões impactadas diretamente (residentes) e não residentes de regiões impactadas diretamente (não residentes) pelo evento BH Stock Festival.

No levantamento, foi possível observar que há apoio dos residentes da cidade de uma forma geral no acontecimento de grandes eventos, pois cerca de 65,0% em ambos os grupos avaliaram como boa ou muito boa a ocorrência de eventos desse porte, com destaque para os shows musicais, seguido de jogos e eventos esportivos.

Economicamente falando, são diversos os benefícios que eventos de grande porte podem trazer para Belo Horizonte. Os entrevistados de ambos os grupos puderam destacar alguns desses pontos, como a geração de emprego e renda, oportunidade de cultura e lazer e, de maneira mais acentuada pelos residentes de regiões impactadas diretamente, a atração de turistas – algo que pode estar relacionado à região da Pampulha possuir um circuito com diversos pontos que são cartões postais da cidade, como a Igrejinha da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e o próprio Mineirão.

Além dos pontos positivos destacados, a ocorrência desses eventos pode: promover a cidade, impactando no fluxo do turismo e à receita proveniente dele; aumentar a oportunidade de negócios para fornecedores e empreendedores locais; e incentivar a revitalização de diversas áreas, criando um movimento de desenvolvimento econômico sustentável para a cidade.

Apesar dos pontos positivos, é importante salientar as preocupações levantadas para os momentos que ocorrem tais eventos, sendo a principal delas a segurança/criminalidade, representando 47,2% e 68,8% dos residentes e dos não residentes, respectivamente. A mobilidade urbana, apesar de ser uma preocupação expressiva nos dois grupos, apresentou maior percentual naquele que reside em regiões impactadas. Problemas ambientes foi outra questão que apareceu como quesito a se importar – o que provavelmente tem a ver com as mudanças realizadas nas regiões onde o Stock Car terá maior impacto por sua ocorrência.

E, se tratando do grande evento automobilístico – Stock Car, este é amplamente conhecido por ambos os grupos, sendo mais conhecido pelos entrevistados residentes (83,3%) do que pelos não residentes (61,5%), estando a maioria deles cientes da realização do evento na cidade.

Embora o percentual de residentes e não residentes que sabem que Belo Horizonte sediará o evento seja elevado (90,0% e 80,6%), a desinformação sobre os preços praticados foi um ponto chamativo. Para os residentes, o percentual de desinformados chega a 88,1% e não residentes a 89,6%. Esses dados vão de encontro à baixa indicação dos entrevistados de comparecimento ao evento, mesmo com a maioria desses afirmando que estará na cidade, no período.

Entretanto, levando em conta a tendência de adesão ao evento não muito expressiva e de algumas preocupações evidenciadas, como os problemas ambientais e outros, o sentimento em relação à Stock Car foi misto em ambos os grupos, porém contou com aproximadamente 40,0% das pessoas que conhecem o evento expressando um sentimento positivo em relação à sua realização.

De forma geral, receber um evento como esse pela primeira vez é uma oportunidade para a cidade estudar a recepção de uma variedade maior de eventos de grande porte, não se limitando apenas aos shows musicais habituais, alcançar públicos diversos e aumentar o fomento e a movimentação da economia local.

Acesse a pesquisa completa:

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.