18 de jun de 2020
Um oceano nos separa de um dos maiores ecossistemas de negócios de inovação do mundo. Um lugar onde as exportações de produtos de alto valor agregado crescem ano a ano. Portugal do azeite, do bacalhau e dos bons vinhos ainda existe. Mas este país se abre cada vez mais para o comércio por meio da atração de negócios estrangeiros, que possam abrir unidades em terras lusitanas. Esse ‘novo mundo’ será o tema do webinar “Internacionalização de Empresas para Europa através do Hub de Portugal”, apoiado pela Fecomércio MG.
O evento on-line e gratuito, promovido pela consultoria de gestão WarmHole, está marcado para 25 de junho, às 15h. A proposta desse seminário, a ser transmitido pela plataforma Zoom, é mostrar como as empresas brasileiras podem expandir seus negócios para a Europa, tendo Portugal como porta de entrada para esse comércio. Na ocasião, ainda será apresentado o Programa Portugal 2020, que visa tornar o país atrativo a outros mercados por meio de subsídios do governo lusitano.
Entre os palestrantes do webinar estão a advogada especialista em incentivos do Programa Portugal 2020, Cristina Araújo, e o CEO da empresa Global7/WarmHole, Alexandre Jaleco. De forma simples e apresentando casos concretos, eles irão explicar a importância do processo de internacionalização, como as empresas brasileiras podem conquistar o patrocínio e a chancela do governo português e como funcionam as diretrizes do Programa Portugal 2020.
A analista de Negócios Internacionais da Fecomércio MG, Juliana Peixoto, lembra que a internacionalização é uma estratégia útil e vantajosa para a aquisição de diferenciais em termos de competitividade e sustentabilidade. “A internacionalização estimula as empresas a melhorarem a qualidade dos seus produtos, em decorrência do grau mais elevado de exigência dos clientes. Além disso, permite diversificar mercados e traz uma valorização da marca, tendo em vista que participar do comércio exterior projeta mais credibilidade ao produto da empresa no mercado nacional”, explica.
Essa chance de internacionalização por meio de um conjunto de comunidades (hub) de inovação tem atraído empresários de todo o mundo. Os brasileiros, por exemplo, logo enxergaram as vantagens: a familiaridade da língua, o simplificado sistema de impostos lusitano e as redes transeuropeias, que permitem a quem se estabeleça em Portugal colocar seus produtos e serviços em todo o território europeu. Mas, além disso, encontraram o Programa Portugal 2020.
Fruto de uma parceria celebrada entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, o programa apoia diversos projetos com recursos não reembolsáveis. A iniciativa garante as empresas beneficiadas 50% do pagamento dos profissionais, incluindo impostos, por três anos; 50% de todas as ações de marketing para vendas por dois anos; e 75% dos recursos necessários à produtividade da empresa por dois anos.
Os interessados no evento devem ser inscrever pelo site do Sympla, inserindo e-mail e telefone de contato. No dia do webinar, será enviado a cada participante um lembrete com o link de acesso à transmissão.
Serviço | Webinar “Internacionalização de Empresas para Europa através do Hub de Portugal”
Data e horário: 25 de junho, às 15h
Inscrições: pelo site do Sympla (clique aqui), com transmissão pela plataforma Zoom
Cronograma
15h às 15h10: boas-vindas da Fecomércio MG
15h10 às 15h30: apresentação “Sai do Papel”
15h30 às 15h50: palestras com Cristina Araújo (advogada especialista em incentivos do Programa Portugal 2020)
• A importância da internacionalização de empresa
• Como entrar no mercado internacional com seu negócio patrocinado e chancelado pelo governo português
15h50 às 16h10: palestra com Alexandre Jaleco (CEO Global7/ WarmHole)
• Programa Portugal 2020 e casos de sucesso