Está chegando o Dia das Crianças, uma data muito esperada pelos comerciantes de todo país. Nesse momento é preciso ter cautela para não deixar a vontade de vender falar mais alto que o tato com o público. Lembre-se que o bom atendimento é fundamental e importante não só para fechar negócio, mas para conquistar novos clientes e fidelizá-los.
O coordenador de Marketing da Fecomércio MG, José Francisco Resende, dá algumas dicas para não errar:
- Treinamento de pessoal interno é fundamental. Eles precisam saber que quem efetiva a compra são os pais, mas quem a provoca são as crianças. O ato de sentar no chão com uma criança e tentar falar a linguagem dela (sem a intenção primordial de vender) sensibiliza os pais e torna o marketing de relacionamento mais efetivo.
- A vitrine é espelho do seu negócio. Uma vitrine bem organizada para a data também contribui para efetivação de bons negócios.
- Escolha e conheça seus produtos. Inove! Dificilmente o produto mais vendido no último ano será bem vendido neste. Conhecer o cliente e saber vender é essencial.
- Programe ações. Sua loja é o cenário, use a imaginação. A utilização de um personagem dentro da loja, um super-herói moderno, por exemplo, pode ser uma boa estratégia.