Participação em feiras como tática de prospecção de negócios

24 de fev de 2015

Houve um crescimento considerável do uso da tecnologia como ferramenta de auxilio para fazer negócios, nos últimos anos. Entretanto, por mais que a internet e outras formas de comunicação facilitem a ponte com parceiros comerciais, o contato “cara a cara” ainda tem se mostrado uma boa estratégia na prospecção das empresas no mercado.

Nesse sentido, a participação dos empresários em feiras tem um papel importante por proporcionar, além do contato, a oportunidade de venda direta de produtos e serviços e a troca de experiências. Esse pode ser um diferencial, principalmente na atividade turística, que lida com um produto intangível.

Contudo, é preciso ter foco. Marcar presença na feira na expectativa de que os negócios simplesmente aconteçam não é o suficiente. A participação nesses eventos envolve gasto de tempo e recursos, tanto para o expositor quanto para o visitante. Ela deve ser planejada e organizada de forma minuciosa, traçando o foco de ação considerando o período de realização da feira e o contexto em que está inserida.

Se você está indo como visitante e/ou comprador, pegue o mapa do local e selecione os principais expositores que gostaria de visitar e se relacionar. Segundo a analista de Turismo da Fecomércio MG, Mariana Lima, é importante levar materiais da sua empresa para ilustrar melhor o seu negócio, além de cartões de visita. “Se você é expositor, além do tradicional balcão, pense em uma área que possa conversar com seus clientes de forma mais profissional. Lembre-se ainda de levar alguns brindes para os potenciais compradores”.