23 de mar de 2015
Dos canais sociais disponibilizados na web, os blogs talvez sejam os mais democráticos. São fáceis de ler e de acompanhar. Aparecem facilmente nas pesquisas, sempre que procuramos por um tema de interesse. Conheça, a seguir, alguns motivos para fazer um blog.
Quando você tem disciplina e organização para manter seu blog atualizado e dedica seu tempo a ele ou contrata alguém para fazer isso, certamente o seu conteúdo será relevante e despertará a atenção daqueles que se interessam pelo tema, ou seja, seus clientes e prospects – eis aí a primeira grande oportunidade que um blog proporciona.
Se o texto do seu blog é coeso, bem escrito e possui palavras-chave que vão ao encontro do tema proposto, ele tem grandes chances de aparecer em destaque nas buscas do Google, por exemplo. Lembre-se que o ideal é fazer textos informativos e instrutivos, fáceis e agradáveis de ler. Evite textos longos, com palavras rebuscadas e de difícil compreensão.
Atualizar o blog da sua empresa contribui para uma prática muito saudável: a curadoria de conteúdo. Dessa forma, você fica atento a todas as novidades do setor – ou relacionadas a ele de alguma forma – e acaba se informando para o dia a dia, para suas ações no gerenciamento da empresa e até mesmo para prestar um atendimento completo aos seus clientes, rico em informações e conhecimento. Ao mesmo tempo em que você está separando um material que será publicado no blog, você está estudando sobre os assuntos de mercado, concorrentes, entre outros.
Quando você coloca um assunto para ser acessado publicamente, como acontece no blog, automaticamente disponibiliza o espaço para que as pessoas se manifestem sobre o tema. Isso é bom porque você conhecerá as principais necessidades, anseios e opiniões dos seus clientes. Bom porque eles se sentirão mais próximos de sua marca. Ao prestar um atendimento eficaz, também pela web, sua empresa vai conquistando, cada vez mais, a credibilidade do público como fonte de informação e de serviços.
Esses quatro motivos já comprovam que um blog pode ser um bom negócio, concorda? Comece já a planejar o seu e pense em quem poderia atualizá-lo. É importante contratar os profissionais: programador (para desenvolvimento), web designer (para criar o visual/layout) e jornalista/relações públicas (para produzir os textos). Lembre-se também que sua equipe pode ter ótimas fontes para a produção de artigos e entrevistas. Seus fornecedores e parceiros também. Pense como o seu público e se pergunte: o que você gostaria de encontrar nos blogs do setor? Que tipo de assunto?