Membros da Fecomércio MG tomam posse em Comissão da OAB/MG

9 de ago de 2016

Três membros da Fecomércio MG tomaram posse na Comissão de Direito Sindical da OAB/MG no dia 1º de agosto: o diretor Marcelo Carneiro Árabe, a assessora jurídica da Presidência, Tacianny Mayara, e o advogado Thiago Magalhães. Na ocasião, a instituição empossou 1.000 advogados para integrar 94 comissões estaduais e o Tribunal de Ética e Disciplina.

De acordo com Tacianny Mayara, as comissões da OAB/MG representam um excelente espaço de diálogo entre a advocacia e a sociedade na busca da democratização do Direito. “A Comissão de Direito Sindical, em especial, possui natureza singular para a Fecomércio MG, que, como entidade sindical de 2º grau, atua em todo o Estado de Minas Gerais em prol do setor terciário. Cada vez mais é reconhecida a importância do diálogo com as entidades sindicais para a construção e o fortalecimento não só das relações do trabalho, mas também de políticas públicas voltadas ao crescimento econômico e à geração de emprego e renda.”

Thiago Magalhães ressalta que a nomeação é de suma importância tanto para a Federação quanto para os seus sindicatos e representados, tendo em vista, principalmente, as recentes discussões no mundo jurídico sobre a reforma sindical. “Esse tema necessita de profundas mudanças no campo do direito. Por isso é tão relevante acompanhá-lo e influenciá-lo de forma positiva.”

O diretor da Fecomércio MG Marcelo Carneiro Árabe acredita que sua participação será uma oportunidade de se atualizar constantemente sobre as mudanças nas relações de trabalho. “A Comissão na qual a Fecomércio estará representada promove palestras e congressos com temas ligados ao sindicalismo, além da defesa de direitos para uma melhor relação”, afirma. Segundo ele, outro ponto importante é que o Direito Sindical atua na defesa das prerrogativas ligadas ao Direito Coletivo do Trabalho, promovendo a integração entre os sindicatos e seus respectivos departamentos jurídicos, buscando a valorização da negociação coletiva de trabalho.