16 de set de 2020
Replanejar, readaptar e reorganizar as finanças de acordo com os novos cenários econômicos. Essa cena tem se sido recorrente entre os empresários do comércio de bens, serviços e turismo ao longo da pandemia de Covid-19. Se no começo de 2020, as expectativas eram positivas, o segundo semestre trouxe desafios inesperados para a retomada econômica do país. Com intuito de discutir esses entraves e avaliar os impactos provocados pela pandemia, o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, por meio do projeto “Fecomércio em Conexão”, promove no dia 23 de setembro, às 17h, o workshop “Cenários da Economia Pandêmica”. O evento conta com a parceria com a consultoria Nous Sense Making e o Radar do Futuro.
O evento on-line e gratuito terá a presença do economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida; do fundador e líder da Nous SenseMaking, Brenner Lopes; do futurista e CEO Radar do Futuro, Carlos Teixeira; e do consultor associado da Nous SenseMaking, João Paulo Pereira. O workshop promoverá uma análise desse cenário por meio de megatendências (megatrends) e tendências centrais para este período. Além disso, discutirá os principais impactos desses eventos nos ambientes macro e microeconômicos das organizações, assim como na cadeia de valor das empresas.
Durante o encontro, o público terá a oportunidade de conhecer exemplos de empresas que conseguiram superar a crise, transformando desafios em soluções para os negócios. Além disso, os participantes poderão aprender de forma prática como os fatores determinantes para o custo de um negócio (drivers) impactam as operações diante de um cenário de economia pandêmica.
Ao final do evento, será disponibilizado um material com os principais tópicos do estudo “Cenários da Economia Pandêmica”, elaborado pelos palestrantes e parceiros da Federação.
O coordenador comercial da Fecomércio MG, Danilo Manna, destaca que a iniciativa faz parte de uma série de ações da Federação em favor do empresariado mineiro. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas acreditamos que, com a união de todos, o setor terciário conseguirá se restabelecer e se adaptar à nova realidade. A participação de parceiros enriquece esse debate sobre a retomada da economia, com debates, discussões e soluções que agreguem bons resultados aos negócios”, pontua.
A transmissão do workshop acontecerá pelo canal oficial da Fecomércio no YouTube. Para receber o link de transmissão do evento, é preciso se inscrever pelo site do Sympla até o dia 22 de setembro.
Serviço: workshop “Cenários da economia pandêmica”
Data e horário: 23 de setembro (terça-feira), às 17h
Inscrições: pelo Sympla
Transmissão: no YouTube da Fecomércio MG
Sobre os participantes
Guilherme Almeida
Economista-chefe da Fecomércio MG
Coordenador da área de Estudos Econômicos da Federação, é bacharel em Economia e especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais (Ibmec), além de mestrando em Estatística (UFMG).
Brenner Lopes
Fundador e líder da Nous Sense Making
Doutorando em Ciência da Informação/Big Data Privacy e mestre em Administração, com ênfase em Inteligência Competitiva, Brenner Lopes tem atuado como diretor de projetos de Inteligência Competitiva e Advanced Data Analytics em diversas organizações de relevância nacional e internacional relacionadas à gestão de equipes e projetos.
Carlos Teixeira
Futurista e CEO do Radar do Futuro
Jornalista, produtor e editor do Radar do Futuro, portal especializado em conteúdo sobre transformações digitais e sociais, Carlos Teixeira também é especialista nas áreas de gestão de informação, inteligência de mercado e marketing. Já atuou como repórter e editor nos jornais Diário do Comércio e Gazeta Mercantil e desenvolveu atividades de assessorias de imprensa, planejamento de sites e portais noticiosos e institucionais.
João Paulo Pereira
Consultor associado da Nous SenseMaking
MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV e pós-graduado em Engenharia de Produção pela Unifei, é administrador de empresas e professor universitário em cursos de graduação e pós graduação. Atua há 16 anos com planejamento estratégico, gestão comercial, análise e gestão financeira, tendo trabalhado em áreas de controladoria e correlatadas na RRDonnelley e Unilever e desenvolvido projetos de consultoria empresarial durante oito anos no Sebrae Minas.