Sincateva BH e Ascobap realizam encontro para tratar segurança no Barro Preto

23 de fev de 2022

“Movimento Barro Preto + Seguro” contou com inúmeras sugestões de revitalização do tradicional polo de moda da capital mineira

Furtos, roubos, funcionários com medo de trabalhar, clientes apreensivos e empresários do comércio inseguros. Este é o cenário atual do bairro Barro Preto, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O mais tradicional polo de moda da capital mineira pede socorro. Diante disso, o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva BH) e a Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap) realizaram na tarde dessa terça-feira, 22 de fevereiro, o Café Empresarial “Movimento Barro Preto + Seguro”, com a presença do comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O encontro, que aconteceu no auditório da Fecomércio MG, contou com a presença de diversas intuições, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Rotary Club BH Barro Preto, sindicatos, empresários do comércio e órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Câmara Municipal e Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sesc em Minas e Senac em Minas também marcaram presença. Os presentes discutiram estratégias de soluções para o combate ao vandalismo e à criminalidade e, claro, o desenvolvimento de ações para a futura revitalização econômica, cultural e social do local.

Diálogos e soluções

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga, que colocou todo o Sistema à disposição no enfretamento do problema. “Estamos aqui para propor soluções”, enfatizou. Em seguida, o presidente do Sincateva BH, Lúcio Emilio de Faria Junior, que geriu a reunião, falou sobre a insegurança das pessoas no bairro. “Temos de ter o direito de ir e vir”, disse.

Depois de Lúcio, o presidente da Ascobap, José Paulino Pires, também relatou sobre a insegurança do bairro. Seguidamente, pudemos ouvir relatos e sugestões de soluções de diversos representantes do setor. O vereador Bráulio Lara (PN) visa dar legitimidade na Câmara Municipal às ações de solução para a região. “É um problema complexo. As pessoas têm que ter a tranquilidade de irem ao comércio”, frisou. Já o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, reforçou o trabalho em equipe. “Temos de ter um esforço de todo mundo. Não podemos largar para lá”, disse.

A diretora de projetos estratégicos e inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Camila Freitas, salientou que não representa a Prefeitura de Belo Horizonte como um todo, mas se comprometeu a levar sugestões de melhorias para o Barro Preto à secretaria. “Precisamos traçar um plano mais elaborado e, assim que nos unirmos, vamos conseguir melhores resultados”, acredita.

Barro Preto em números

No encerramento, o comandante do 1º Batalhão da PM (BPM), tenente-coronel Alexandre Oliveira, falou sobre as ações que estão sendo realizadas pela Polícia Militar no Barro Preto. Primeiramente, o tenente-coronel afirmou que a pandemia trouxe uma crise para os grandes centros urbanos e não poderia ser diferente em Belo Horizonte. O polo tradicional da moda acabou “sofrendo” com uma “culminação do crime” diante de algumas ações realizadas contra a criminalidade em outras regiões da cidade.

Compreendendo a situação, já no ano passado, o 1º BPM começou com operações no bairro, como a inclusão de uma base comunitária móvel. “Isso tem surtido um efeito grande. Desde o ano passado para cá, estamos com uma redução boa nos índices de criminalidade. Reduzimos, por volta de 30%, os roubos”, disse o comandante.

A intensificação das operações no bairro também foi garantida pelo tenente-coronel. “As operações visam organizar o espaço físico e moral, que são os locais que se aglomeram pessoas em situação de rua. Lembrando que a gente não faz abordagem social, já que isso fica por conta de outras instituições”, salientou.

Os dados apresentados pelo comandante confirmam que houve redução da criminalidade no Barro Preto. Em 2021, a região atingiu a maior redução histórica de crimes violentos em 19 anos. Já neste ano, houve redução de 39% em crimes violentos e 14% em furtos no Barro Preto.

Segundo o documento, o resultado operacional de janeiro deste ano foi:

• 630 autores de crime/contravenção presos ou conduzidos;
  • 100% de redução em homicídios;
  • Mais de 50% do aumento de apreensões de arma de fogo;
  • 170 celulares recuperados ou apreendidos.

Esteve presente no evento também, o tentente-coronel Micael Henrique Silva, que assumirá, a partir de maio, o comando do 1 BPM no lugar de Alexandre Oliveira. Na ocasião, o futuro comandante garantiu a continuidade do combate à criminalidade no Barro Preto.

Ação conjunta

Com o “Movimento Barro Preto + Seguro”, as entidades presentes chegaram à conclusão de que todas as instituições devem se unir para providenciarem uma revitalização da região. Com isso, próximas reuniões serão agendadas, em breve, para avaliar o andamento para um Barro Preto mais seguro.

Confira abaixo algumas fotos do encontro “Movimento Barro Preto + Seguro”: