4 de mar de 2022
A medida entrou em vigor após consenso entre os membros do Comitê Epidemiológico de Combate ao Covid-19 da prefeitura, devido aos baixos números registrados na pandemia
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou um novo decreto sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus na capital mineira. Publicado nesta sexta-feira, (04/03), no Diário Oficial do Município (DOM), a nova regra dispensa a obrigatoriedade de utilização de máscara ou cobertura facial sobre o nariz e a boca em ambientes abertos.
A decisão foi tomada na quinta-feira, (03/03), após um consenso entre os membros do Comitê Epidemiológico de Combate ao Covid-19 da PBH, por causa dos baixos números registrados na pandemia.
De acordo com o Decreto nº 17.894, alguns fatores foram levados em consideração para essa tomada de decisão, como: a redução do RT, que é a taxa de transmissão do Covid-19 em Belo Horizonte, que vem se mantendo de forma continuada abaixo de 1,00 e hoje está em 0,75; a redução dos casos que exigem internações hospitalares; as evidências científicas demonstram que os espaços abertos possuem menor probabilidade de transmissão da covid-19; e que 83% da população está completamente imunizada com a vacinação.
É importante destacar que a máscara ainda deve ser usada em qualquer lugar fechado e também no transporte público, como nos ônibus e no metrô. O uso de máscara também é necessário em locais abertos com aglomerações, como feiras de rua.
Em eventos, festas e partidas de futebol profissional, a máscara também segue obrigatória, exceto em momentos de alimentação ou hidratação. No entanto, o uso do item de proteção não será mais exigido em ginásios esportivos para a prática de esportes coletivos.