Estabilidade no emprego impulsiona intenção de consumo em BH

30 de maio de 2022

Dados da Fecomércio MG mostram que Intenção de Consumo das Famílias apresentou aumento de um ponto em maio

O consumidor de Belo Horizonte está se sentindo mais seguro para ir às compras no mês de maio. É o que mostra a edição mais recente da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pelo setor de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). O ICF-BH apresentou o terceiro aumento consecutivo, assumindo a pontuação de 70,9.

Dentre os índices que têm impulsionado o ICF, destaca-se o de emprego atual, que assumiu valor de 107 pontos nesta avaliação, resultado 3,3 pontos superior ao observado no mês anterior. Segundo o estudo, 25,8% das famílias sentem-se mais seguras no seu emprego, em relação ao mesmo período do ano passado. No grupo com renda acima de dez salários mínimos, o índice chega a 35,5%.

“O ICF segue abaixo de 100 pontos, o que revela uma percepção de insatisfação dos consumidores de modo geral. Apesar disso, os últimos resultados da pesquisa mostram que as perspectivas de consumo na capital mineira são positivas, principalmente diante do aumento da oferta de empregos, resultando em aumento da renda e maior segurança das famílias para adquirir produtos e buscar acesso a crédito”, afirma o analista de pesquisa da Fecomércio MG, Devid Lima da Silva.

Também vale destacar o otimismo das famílias em relação ao emprego. O índice de perspectiva profissional nos próximos seis meses chegou a 88,8, resultado 5,3 pontos superior ao obtido na última análise. 38,9% dos entrevistados acreditam que o responsável pelo domicílio terá alguma melhora profissional no próximo semestre, apresentando um aumento de 2,8 pontos em relação a abril.

O índice de renda atual variou pouco, assumindo 86,6 pontos nesta avaliação. O resultado é 0,6 pontos, superior ao obtido na última análise, e 7,5 pontos, superior ao mesmo período do ano passado. O índice de perspectiva de consumo, por sua vez, obteve queda de 2,4 pontos, assumindo o valor de 73,9. Já 42,9% dos entrevistados avaliam que, nos próximos meses, irão consumir menos do que no segundo semestre do ano passado.

Acesse, na íntegra, a pesquisa “Intenção de Consumo das Famílias (ICF) – Maio de 2022″

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