Destaque brasileiro: Minas Gerais lidera o crescimento da atividade turística no acumulado em 12 meses

1 de ago de 2024

No acumulado do ano, a evolução do turismo estadual só perde para a Bahia

Análise do volume da atividade turística de maio apurado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE e realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, indica que, apesar da retração mensal de 0,7% (no mês de maio), Minas Gerais segue com crescimento no turismo se observado o acumulado nos 12 meses. A iminência da entrada do inverno desaqueceu igualmente o turismo no país que teve retração de -0,2% em maio. Nos demais períodos analisados: maio 2024 X maio 2023, acumulado do ano e no acumulado em 12 meses, o estado mineiro segue com números positivos superando o desempenho geral do turismo no Brasil.

Quando estabelecida comparação da atividade turística de Minas Gerais entre maio de 2024 e maio de 2023, o indicador mostra avanço de 8,1%. Essa taxa de crescimento mostra a tendência de estabilização da expansão da atividade no pós-pandemia já que em maio de 2023 foi registrado crescimento de 18,4% frente maio de 2022. Ainda assim, a comparação com o volume da atividade de abrangência nacional, que registrou retração de -0,7% no quinto mês de 2024 ante maio de 2023, aponta para o crescimento consistente do turismo no estado que evolui nesta base de comparação ininterruptamente há quase três anos.

A expansão do turismo mineiro no acumulado do ano, observada nos últimos 36 meses, é outro dado que confirma a consistência do crescimento da atividade no estado, sendo superado apenas pela Bahia em maio. Entre janeiro e maio de 2024, Minas Gerais registra ampliação de 9,0% no volume da atividade turística enquanto no contexto nacional verifica-se alta de 1,1%. O incremento do turismo do estado sobre o do país nesta base de comparação é de 7,9 pontos percentuais.

Dentre todos os estados brasileiros, Minas Gerais se destaca por apresentar o maior crescimento no setor turístico nos últimos 12 meses. Esse destaque pode ser atribuído a uma série de fatores que exercem um impacto significativo sobre esses números.

De acordo com Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, um desses fatores é o aumento no número de turistas. “Desde 2023, Minas Gerais tem registrado a maior média nacional na atividade turística. Esse aumento no fluxo de visitantes resultou, consequentemente, na criação de diversos postos de trabalho, fortalecendo a economia local”.

“Além disso, Minas Gerais tem investido na criação e promoção de atrações turísticas. O estado tem valorizado a tradição dos bares locais, o comércio tradicional, a culinária mineira, a música regional e as rotas turísticas como, por exemplo, a do café. Essas iniciativas têm contribuído para atrair um número cada vez maior de visitantes”, destaca Martins.

Acrescido a estes fatores, o governo estadual por meio de investimentos e planejamento em conjunto com os municípios, está incentivando a capacitação e a realização de diversas atividades turísticas, ampliando as opções disponíveis para os turistas.
Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.