Sindicatos Empresariais da Capital recebem Carlos Viana, candidato à prefeitura de Belo Horizonte e entregam a Agenda Municipal

29 de ago de 2024

Os 12 Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte: Sindilojas BH e Região, Sindimaco, Sindpneus, Secovi, SindiCFC, Sincopeças, Sincateva, Sindlan, Sindhbares, Sincovaga, Sincagen e Sircom, com apoio do presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, apresentaram na manhã de hoje (27), na sede da Federação, as reivindicações de toda a classe varejista da cidade ao candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana. Ele foi o primeiro candidato ao pleito de 2024 a receber as demandas dos representantes do comércio. No encontro, Nadim Donato aproveitou para entregar ao candidato a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024.

Durante o encontro, Carlos Viana apresentou seu plano de governo e fez recortes específicos e suas propostas para a melhoria do comércio varejista de Belo Horizonte, além de ouvir atentamente as demandas dos dirigentes sindicais. Estiveram na pauta questões como abertura do comércio em feriados, turismo, segurança pública, incentivo ao comércio, altas taxas de impostos, taxa de iluminação pública, burocratização dos serviços públicos, mobilidade urbana, serviços de limpeza e reciclagem, obras, transporte público deficitário entre outros assuntos.

A Fecomércio programou a conversa com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte em datas diferentes para apresentar as demandas do comércio varejista e, sobretudo, apontar a situação em que se encontra o centro de Belo Horizonte. Até o final do mês de setembro será entregue aos candidatos a Agenda Municipal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – 2024.

Agenda Municipal

Os dados da pesquisa Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH foram utilizados na Agenda Municipal que a Fecomércio MG e Sindicatos Empresariais de Belo Horizonte estão apresentando às autoridades do município e candidatos a prefeito.

A Agenda Municipal da Fecomércio MG para Belo Horizonte é propositiva e faz a identificação da condição atual de várias áreas da gestão pública com o respectivo posicionamento da Federação e o apontamento de melhorias para cada uma delas. Desta forma, o documento aborda questões municipais relacionadas ao ambiente de negócios da capital, ao turismo, à educação e bem-estar, à situação tributária, ao meio ambiente e à infraestrutura urbana. “Temos consciência de que, além da defesa dos interesses do setor terciário, somos corresponsáveis pela construção do futuro que impactará as novas gerações. Queremos ter a capacidade de gerar soluções e projetos que não se apliquem apenas ao curto prazo, mas que criem as bases para o desenvolvimento de nossa cidade” afirma Nadim Donato. A Agenda Municipal de Belo Horizonte está sendo editada pelo segundo ano consecutivo.

Pesquisa da Fecomércio MG mostra o que comerciantes de BH esperam da futura gestão municipal

Comerciantes de Belo Horizonte entrevistados pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG esperam que o futuro prefeito da capital ofereça soluções para os problemas de segurança da cidade. A redução da carga de impostos também é recomendada pela maioria dos empresários. A pesquisa Reivindicações e Necessidades do Comércio de BH colheu as informações de 391 comerciantes da capital. Setenta por cento das empresas que responderam ao questionário possuem até nove funcionários, perfil próximo do varejo brasileiro em geral.

A preocupação com a segurança lidera a lista dos pontos a serem melhorados pelo Executivo Municipal segundo 41,9% dos lojistas. Mobilidade, limpeza urbana, pessoas em situação de rua, qualidade das vias públicas e calçadas, vagas de estacionamento, atual sistema de ônibus, entre outras demandas, também faz parte do rol de melhorias esperadas pelos comerciantes entrevistados.

Em complemento, os empresários elegeram os maiores desafios que eles vêm enfrentando para tocar os negócios na capital mineira. A mão de obra qualificada é o maior deles conforme a pesquisa com 16,9% das respostas, em seguida aparecem o preço alto dos produtos com 16,9% e marketing e venda com 16,4%. A concorrência desleal é citada por 13,3%. Um percentual de 13,8% dos entrevistados disse não possuir desafios para exercer a atividade comercial.

A próxima gestão municipal deverá se dedicar a reduzir a carga de impostos para melhorar o ambiente de negócios em Belo Horizonte conforme 55,5% dos comerciantes. A redução da burocracia é apontada como outra ação necessária da próxima gestão de acordo com 11,6% dos entrevistados. A taxação de placas e engenhos de publicidade foi citada como ação a ser trabalhada pelo futuro prefeito por 4,5%.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.