Equipamentos e materiais de escritório, informática, comunicação e material de construção sustentam desempenho positivo no comércio mineiro

30 de ago de 2024

O mês de junho apontou desempenho negativo de -1,4% para o varejo restrito em Minas Gerais conforme análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG utilizando os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. O varejo restrito não contempla os itens enquadrados no varejo ampliado, cujo desempenho é analisado separadamente e é constituído pelas vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Equipamentos e materiais de escritório, informática, comunicação no varejo restrito e material de construção no ampliado sustentam desempenho positivo no comércio de Minas Gerais.

Conforme a análise, junho marca a piora mais intensa no volume de vendas do varejo desde setembro de 2023 no estado. Puxam a retração os setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, tecidos, vestuário e calçados, livros, jornais, revistas e papelaria e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Em compensação, os números mostram que as vendas de equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação crescem acima de 85% em junho de 2024 frente junho de 2023, nos primeiros seis meses do ano e nos últimos 12 meses. A análise da Fecomércio indica que a diferença no desempenho das vendas desses equipamentos e materiais supera com folga o desempenho dos demais setores do comércio restrito em todas as aberturas citadas.

Na comparação entre junho de 2024 e junho de 2023, o desempenho do varejo mineiro registra crescimento de 3,5%; no acumulado ano cresce 5,1% e nos últimos 12 meses o desempenho também é positivo com 3,6% de evolução das vendas.

A análise mostra que o comércio ampliado: vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, registrou desaceleração de -0,4% em junho em Minas Gerais. Material de construção teve a venda aumentada em 4,8% no período.  Na comparação entre junho de 2024 e junho de 2023, o varejo ampliado teve retração de -1,0%. Também nesta frente de análise, material de construção obteve ampliação nas vendas da ordem de 4,1%.

O varejo ampliado também teve elevação nos seis primeiros meses do ano com 1,5% de crescimento em Minas e nos últimos doze meses quando registrou aumento nas vendas de 1,8%. O varejo ampliado em Minas Gerais fica em segunda posição (9,5%), atrás de São Paulo, quanto à participação no comércio nacional.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.