Sistema Fecomércio MG Lança Agenda Municipal 2024 para o desenvolvimento de Belo Horizonte

9 de set de 2024

O Sistema Fecomércio MG, comprometido com o fortalecimento do comércio e a promoção do desenvolvimento econômico em Minas Gerais, apresenta sua Agenda Municipal 2024. O documento foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG e reflete as necessidades e expectativas dos empresários da capital mineira, identificando a condição atual de várias áreas da gestão pública com o respectivo posicionamento da Federação e diversos apontamentos para melhorias de cada uma delas. Este documento estratégico reúne propostas e recomendações que visam transformar Belo Horizonte em um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, inovação e qualidade de vida para seus cidadãos, abordando questões municipais relacionadas ao ambiente de negócios da capital, ao turismo, à educação e bem-estar, à situação tributária, ao meio ambiente e à infraestrutura urbana.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, enfatiza a responsabilidade do setor, “temos consciência de que, além da defesa dos interesses do setor terciário, somos corresponsáveis pela construção do futuro que impactará as novas gerações. Somos capazes de gerar soluções e projetos que não se apliquem apenas ao curto prazo, mas que criem as bases para o desenvolvimento de nossa cidade.” Donato ainda ressalta a importância do diálogo com a população, “conhecemos profundamente nossa cidade, dialogamos diariamente com a população, conhecemos suas peculiaridades e podemos contribuir para transformá-la, exercendo assim uma ação construtiva.” A Agenda Municipal 2024 é um convite à reflexão e à ação conjunta, visando um futuro mais próspero para todos os cidadãos de Belo Horizonte. O Sistema Fecomércio MG convida a imprensa e a sociedade civil a se engajar nesse debate e a acompanhar as próximas etapas de implementação das propostas.

Entre as principais propostas, destacam-se os desafios e necessidades enfrentadas pelos empresários do comércio local como: fomentar políticas públicas voltadas para a qualificação da mão de obra local, o incentivo ao empreendedorismo nas escolas, promovendo a capacitação e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, incentivando a cooperação entre os empreendedores locais, a manutenção dos serviços de limpeza, a necessidade de melhorias na segurança pública, o fomento e a promoção de eventos e atrações locais por meio da economia criativa movimentando ainda mais o turismo local e seus setores, a solução para problemas enfrentados pelo comércio varejista como a presença de camelôs nas ruas e o combate à pirataria que acaba gerando uma concorrência desleal aos comerciantes. A falta de moradia e a vulnerabilidade social das pessoas em situação de rua, são hoje, fatores mais complexos que precisam ser debatidos e resolvido. Este é um assunto que precisa ser tratado com muito respeito aos moradores de rua também aos comerciantes, os maiores geradores de emprego na cidade. Esse problema já causa diversos impactos sobre o comércio por toda a cidade. A adesão ao programa Redesim + Livre, que permite a abertura de empresas de baixa complexidade em poucos segundos; a revisão da alta tributação,

a desburocratização dos serviços prestados pela prefeitura. Uma maior transparência e eficiência na relação entre empresas e órgãos públicos. O desenvolvimento e melhorias nas áreas de transporte, logística e tecnologia. Outros temas importantes como a criação de BIDs (Business Improvement Districts), criando parcerias entre as empresas locais, os proprietários de imóveis, entidades representativas e o governo local para melhorar as condições de uma determinada área da cidade. A necessidade de melhoria na mobilidade urbana pode contribuir com o desenvolvimento social e econômico da cidade. Outras ações, buscam melhorar e expandir o atendimento na educação infantil ao nível municipal, diversas ações podem ser traçadas, entre elas, a implementação de turmas em tempo integral na educação básica municipal, gerando uma série de benefícios tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral e a formação contínua e capacitação para os profissionais que trabalham na educação infantil entre outras coisas.

Para a elaboração da agenda, foi realizada uma pesquisa com comerciantes da cidade onde revelou que 41,9% dos empresários consideram a segurança como a principal demanda de melhoria no município, enquanto 55,5% destacaram a redução de impostos como a principal medida que esperam da próxima gestão. Outras necessidades mencionadas incluem redução da burocracia, valorização do comércio local e programas de apoio às empresas.

Conheça a Agenda Municipal

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.