Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Dia dos Namorados gera otimismo no comércio varejista em Minas Gerais

25 de maio de 2022

Pesquisa da Fecomércio MG aponta que 80% dos empresários acreditam que as vendas este ano serão superiores à 2021

O Dia dos Namorados é geralmente uma data importante para o comércio varejista. Após um período de vendas abaixo do esperado em virtude da pandemia, os empresários mineiros estão confiantes de que os apaixonados trarão bons resultados para o setor em 2022. Segundo a pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia dos Namorados 2022”, desenvolvida pelo setor de Estudos Econômicos, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), 80,0% dos empresários que sentem o impacto da data acreditam que os resultados deste ano devem ser superiores aos de 2021.

O levantamento, realizado entre os dias 9 e 17 de maio, contou com a participação de 403 empresas de Minas Gerais. “Devido ao seu apelo emocional e comercial, o Dia dos Namorados movimenta praticamente todos os setores do comércio, sensibilizando consumidores de diversas faixas de idade e renda. O estudo permite ao empresário se estruturar para aproveitar melhor as oportunidades geradas pela data, que fecha o calendário promocional do primeiro semestre”, afirma a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

Segundo a pesquisa, o período do Dia dos Namorados gera impacto para 47,1% das empresas do comércio varejista do estado. As expectativas maiores estão no segmento de tecidos, vestuário e calçados. 70,2% dos empresários que atuam na área esperam um aumento das vendas no período. O setor de joias, ótica, artigos recreativos, esportivos e eletrônicos também é destaque, uma vez que 62,1% desses empresários confirmaram otimismo em relação à data.

O estudo também apurou os motivos que justificam o otimismo dos empresários. Para 42,8%, o valor afetivo da data deve fazer a diferença. Já para 30,9%, é o abrandamento da pandemia que deve resultar em vendas superiores. Por outro lado, entre os empresários com expectativa de resultados piores frente ao ano passado, 45,5% acreditam que o motivo principal é a crise econômica.

Melhor momento para compra

Para as empresas que têm expectativas de melhores resultados neste ano, em relação à 2021, 78,4% informaram já terem recebido todas as encomendas e estão preparadas para as vendas da data. No entanto, nem sempre a compra com antecedência é a melhor alternativa, principalmente para quem deseja economizar. O levantamento da Federação também permite identificar tendências em relação a variação de preço dos produtos.

A pesquisa aponta que, para atrair o consumidor e garantir bons resultados, 46,8% dos empresários pretendem oferecer promoções e liquidações no período. Tais medidas, que representam uma oportunidade de encontrar produtos com preços mais baixos, devem ser tomadas no momento mais favorável para as vendas. O que, segundo 91,1% dos empresários, será nos dias mais próximos à data. Segundo a pesquisa, apenas 4,2% dos consumidores devem comprar com antecedência.

Acesse, na íntegra, a pesquisa “Expectativas do Comércio Varejista – Dia dos Namorados 2022”

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?