A Fecomércio MG no Pós Big Show 2016

5 de abr de 2016

Grandes líderes do varejo nacional se reuniram, no dia 29 de março, no Pós Big Show Belo Horizonte, evento que teve a participação da Fecomércio MG. O encontro, criado pela GS&MD  Gouvêa de Souza – consultoria especializada em varejo, marketing e distribuição – e ECN Criativa, tem o objetivo de replicar regionalmente os principais conceitos e destaques do Retail’s Big Show, o maior evento de varejo no mundo, realizado em Nova York, em janeiro deste ano. A tradicional feira de exposições, organizada pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos (NRF), reúne, anualmente, milhares de empresários de todo o mundo em uma diversificada programação sobre as melhores práticas e tendências do setor.

A Fecomércio MG, que realiza missões empresariais de participação na feira desde 2011, foi representada no evento pelo integrante da delegação de 2016, Wagner Mattos. Ele é diretor administrativo da Loja Elétrica e membro da diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte (Sindimaco BH), filiado à Federação.

A edição mineira do circuito foi baseada no tema “A inspiração da NRF para transformar seu negócio”, apontando, em diferentes abordagens, as tendências mundiais de consumo e gestão para o varejo. A conexão digital de consumidores e marcas, a ascensão da era da experiência em detrimento do consumo simples, e a Milenização (termo que se refere ao comportamento de consumo dos Millennials, geração dos nascidos entre os anos 1982 e 2000) nortearam as discussões e apresentaram novas possibilidades de atuação para as empresas.

Um dos destaques do evento foi o debate “Acelerando o Varejo”, que reuniu empresários de renome nacional em uma troca de experiências sobre a trajetória de sucesso de seus negócios. Os desafios impostos pelo atual cenário econômico do Brasil foram abordados pelos gestores durante o bate-papo. “Precisamos manter o otimismo na gestão de nossas equipes, pois ninguém segue quem é pessimista. O mais importante, nesse momento, é passar para a equipe o sentimento de que o trabalho de todos pode fazer a diferença”, afirma Wagner Mattos.

O executivo acredita que as lições aprendidas na Retail´s Big Show podem ajudar na evolução dos negócios. “Os empresários precisam estar atentos ao futuro e a essa nova geração (a Millennials). É preciso conhecê-los, ouvi-los e se preparar para atender seus desejos, necessidades e expectativas”, avalia Mattos.