BDMG libera recursos para o turismo do Estado

4 de abr de 2018

As dificuldades de obtenção de crédito para micros, pequenas e médias empresas de turismo em Minas Gerais inibem a expansão dos negócios nesse setor, responsável por 8,3% dos empregos gerados no Estado. Atento ao potencial dos empreendimentos turísticos locais, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), parceiro da Fecomércio MG, vai disponibilizar R$ 16,2 milhões para investimentos fixos no setor, como obras civis, compra de máquinas e equipamentos.

Os recursos são do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), mecanismo de crédito disponibilizado pelo Ministério do Turismo (MTur). Desse total, R$ 9,8 milhões já estão liberados para serem utilizados.

Para investimentos de capital fixo, incluindo as obras civis, o limite de financiamento será de até 80% do valor total do projeto. A quantia poderá ser paga em 240 meses, com 60 meses de carência. Os juros são de 6% ao ano, atualizados de acordo com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

Já para a compra de máquinas e equipamentos, o financiamento será integral, dividido em 60 parcelas mensais, com carência de até 12 meses. Os juros são de 5% ao ano, mais atualização pelo INPC. Independentemente do número de projetos, o valor limite é de R$ 10 milhões por grupo econômico.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, explica que empresas de hospedagem, agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos poderão pleitear o financiamento. O pedido deve ser encaminhado ao BDMG, acompanhado de marcação de atendimento, que poderá ser feita tanto na sede da instituição financeira, em Belo Horizonte, quanto nos correspondentes bancários espalhados pelo Estado.

Parceria

A Fecomércio MG é correspondente bancária do BDMG e possui uma assessoria completa e exclusiva desde a proposta de financiamento até a sua conclusão. Para mais informações, entre em contato com a central de produtos e serviços da entidade pelo telefone (31) 3270-3464 ou pelo e-mail comercial@fecomerciomg.org.br.