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16 de nov de 2015
Black Friday é uma ação de vendas anual que mobiliza o mercado de e-commerce com a oferta de descontos e promoções diferenciadas. Criada nos Estados Unidos, a campanha ocorre durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro, dia 27, após o feriado americano de Ação de Graças, e há cinco anos chegou ao Brasil com a proposta de alavancar as vendas do mercado on-line. Em 2014, cerca de R$ 800 milhões foram gastos por brasileiros durante a ação.
Apesar da instabilidade econômica e da redução do poder de compra do consumidor, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aposta que a edição 2015 da Black Friday terá faturamento superior a R$ 1 bilhão. As promoções, que podem oferecer preços até 80% menores, serão praticadas por empresas de setores variados, como comércio, turismo, serviços, beleza, entre outros.
Segundo o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, a ação pode ser uma boa oportunidade para empresários e consumidores, mas é preciso ter planejamento e cautela. “A Black Friday chega como uma oportunidade de potencializar os negócios em um período de recessão econômica. Mas tanto os empresários quanto os consumidores precisam analisar sistematicamente a sua situação atual para definir a melhor forma de adesão”, afirma.
Para o especialista, os preços atrativos praticados podem se transformar em uma armadilha para os dois lados. “Os empresários precisam adotar uma política de preços que mantenha sua margem de lucro em níveis satisfatórios para a rentabilidade do negócio. Já os consumidores devem se planejar para não se render às compras por impulso, assumindo compromissos financeiros acima do que poderão pagar”, orienta.
A fim de permitir um melhor aproveitamento da Black Friday, a Fecomércio MG elencou dez dicas para que empresários e consumidores façam bons negócios durante a ação.
Estratégias para a Black Friday 2015
Empresários
Consumidores