Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Confiança na Black Friday leva consumidor belo-horizontino às compras

18 de nov de 2024

Pesquisa Intenção de Consumo Black Friday, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, mostra que quase metade dos consumidores de Belo Horizonte, (48,8%), admitem que, dependendo dos descontos, podem fazer compras na data sem que isso tenha sido planejado. Entre aqueles consumidores que conhecem a data, que somam 95,6% dos belo-horizontinos, 45% admitem que irão às compras na Black Friday deste ano. Outros 39% não pretendem comprar na data.

Os itens que puxam as intenções de compra são: roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis conforme os entrevistados. Mais da metade dos consumidores que conhecem a data, 50,3%, devem antecipar as compras de Natal na última sexta-feira de novembro. A constatação de descontos reais, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, assim como a ausência de problemas para quase 100% dos que compraram online na Black Friday de 2023, reforçam a intenção de compra neste ano.

Os consumidores que se mostram atentos para comprar produtos que se destacarem com melhores preços somaram 38,0% dos entrevistados na pesquisa. Com o olhar mais seletivo para a data, eles informam que, além de bons preços, querem atendimento diferenciado, variedade de marcas e produtos e facilidade de pagamento.

Em relação à Black Friday do ano passado, as compras nas lojas físicas foram priorizadas por 29,7% dos consumidores, sendo que 57,1% destes fizeram pesquisa em várias lojas na própria data. Para 89,8% dos que pesquisaram preço em 2023, os descontos anunciados nas lojas físicas foram reais. Um percentual de 15,5% optou por comprar online na Black Friday do ano passado.

Em 2023, as compras nas lojas virtuais foram cercadas de cuidado por 70% que pesquisaram os preços antes de fazer suas compras e por 83,3% que conferiram a reputação da empresa antes de adquirir os produtos.

Conforme 57,1% dos que optaram pelo comércio virtual, a pesquisa de preço foi feita no dia da Black Friday e 97,6% confirmam que os descontos foram reais. A compra virtual transcorreu sem problema para 98,3% dos consumidores.  Neste ano, as compras no comércio online deverão priorizar: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, alimentação, telefonia, entre outros.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância que a Black Friday vem ganhando no calendário varejista nacional e o aumento da confiança do consumidor na data. “A Black Friday tem ganhado cada vez mais destaque entre as principais datas comemorativas para o comércio varejista. Não obstante, notamos que os empresários estão cada vez mais adotando ações para o período, com intuito de atrair mais consumidores. Com tantas ações, com a principal sendo os descontos, os consumidores têm prestigiado cada vez mais o comércio durante o período e, com isso, há um aumento significativo das compras. Acrescido a isso, notamos que neste ano mais consumidores estão com uma percepção de que a data realmente promove vantagens e, com isso, nota-se o aumento da confiança por parte do consumidor”, conclui Martins.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?