Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Consumidor de BH está animado com a Páscoa,  promoções e preços atraem compradores

27 de mar de 2023

Maioria também pretende comprar à vista

A maior parte dos belo-horizontinos está animada para as compras de Páscoa neste ano. A sinalização positiva para as compras foi captada em pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência Fecomércio MG.  

O levantamento mostra que 56,3% dos entrevistados vão presentear na data sendo que 97,6% deles apostam nos ovos e tradicionais chocolates para agradar filhos, namorados(as), esposas(os), pais e netos, nesta ordem.

   

Outro dado da pesquisa que mostra maior disposição do consumidor é que, entre os que vão às compras, 38,7% devem gastar o mesmo que no ano passado, enquanto 34,5% deverão investir mais nos presentes de Páscoa do que no ano anterior. 

O levantamento também mostra um consumidor mais preocupado em não se endividar indicado pelo percentual de 55,5% que não pretendem comprar a prazo e que deverão fazer as compras da data pagando à vista, no dinheiro ou cartão de débito.

Nessa mesma toada, de maior atenção com o orçamento, 54,7% dos que presentearão na data admitem que as promoções podem atraí-los às compras e outros 19,3% dizem que serão estimulados pelos preços reduzidos. Já 11,3% esperam variedade de marcas e produtos. Os chocolates industrializados lideram as opções de compra.

De acordo com 83,3 dos consumidores, o gasto médio com os presentes não deverá ultrapassar o valor de R$200,00. As compras de Páscoa em Belo Horizonte serão feitas principalmente em lojas de shopping (38,2%) e em supermercados e hipermercados (30,1%).

Ainda de acordo com a pesquisa, para 35,6% dos consumidores pesquisados, não é hábito presentear na Páscoa e 21,2% dizem não ter dinheiro para adquirir os produtos.  

Olhar Econômico

O consumidor está buscando variedade e preço competitivo em seus produtos de Páscoa, enquanto também está preocupado em manter-se dentro de sua restrição orçamentária, o que pode impactar as decisões de compra e a escolha de formas de pagamento. Mesmo com as instabilidades econômicas, os consumidores irão gastar no mínimo o valor empregado no ano passado, além da constatada tendência de melhora no consumo em comparação ao último estudo realizado pela Fecomércio MG em 2020.

O conhecimento do perfil do consumidor permite que o lojista ajuste sua estratégia de precificação, oferta e promoção de produtos de acordo com a realidade do mercado, tornando-se mais competitivo e atraente para seus clientes em potencial.

A preferência pelo pagamento à vista também pode ter implicações econômicas. O pagamento à vista geralmente envolve a troca imediata de dinheiro pelo produto, o que pode significar que o consumidor não deseja adquirir dívidas de longo prazo ou pagar juros em parcelamentos, o que também pode estar relacionado à restrição orçamentária.

Aproximadamente 20% dos entrevistados irão aproveitar a data para realizar viagens de Lazer e descanso. Os principais motivos sobre esta escolha de consumo podem ser devido ao feriado ser prolongado, para encontrar com parentes e familiares na data, o turismo religioso e a fuga da rotina em grandes centros urbanos.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”Acesse aqui a íntegra da pesquisa Intenção de Consumo na Páscoa” color=”primary” align=”center” link=”https://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Intencao-de-Consumo-Pascoa.pdf” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?