23 de jun de 2015
Cada vez mais pessoas reconhecem, no turismo, uma das experiências mais marcantes que se pode ter na vida. E essa troca de experiências tem se tornado um diferencial mercadológico na atividade turística nos últimos anos. Nesse sentido, a cultura brasileira é um dos grandes atrativos para os turistas que viajam pelo país.
Conforme o mais recente levantamento feito pelo Ministério do Turismo, estima-se que 2,87 milhões de brasileiros se desloquem pelo país, por ano, atraídos pela cultura. E, acompanhando uma tendência mundial, o perfil do turista que quer vivenciar a cultura também mudou. Mais exigentes, os viajantes brasileiros querem mais do que passeios a museus e sítios históricos.
Novas tendências do exterior vêm sendo adaptadas ao contexto brasileiro e oferecidas como produtos a esse novo perfil de público. É o caso do turismo criativo, que consiste em proporcionar ao visitante a vivência real do destino por meio de oficinas e atividades típicas.
O Núcleo de Turismo da Fecomércio MG destaca que investir em novos nichos de mercado que a atendam a esse novo tipo de turismo pode trazer um bom retorno aos empresários do trade turístico mineiro. Essa estratégia proporciona benefícios econômicos e sustentabilidade aos destinos, e colabora para a valorização da singular cultura mineira.