Época de movimentar o turismo

15 de dez de 2014

O número de embarques e desembarques nos aeroportos brasileiros aumentou 179% nos mêses de dezembro entre 2003 e 2013, de acordo com os dados do Ministério do Turismo (Mtur). Para o mesmo período deste ano, espera-se cerca de 20 milhões de passageiros circulando nos principais aeroportos do Brasil, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), representando um aumento de 7% em relação a 2013.

Para dezembro de 2014, são esperados cerca de 20 milhões de passageiros circulando nos grandes aeroportos do país, de acordo com a SAC, registrando um aumento de 7% em relação a 2013.

No Brasil, esse crescimento do fluxo é consequência do aumento de renda da população, tornando as viagens mais acessíveis. O cenário gerou uma mudança do comportamento dos turistas, que têm programado melhor as viagens eo período do Natal tem se mostrado um exemplo dessa mudança. Atualmente a festividade não representa apenas um sinônimo de reunir a família em casa. Cada vez mais turistas têm optado por viajar durante esse feriado, tanto para fazer um programa diferente quanto para aproveitar os preços que podem ficar até 50% mais baratos, se comparados aos valores da virada do ano.

Além da mudança de comportamento dos turistas, é possível perceber modificações nas empresas do setor. De acordo com o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 47% das empresas de sete segmentos da cadeia produtiva do turismo têm investimentos programados para o final de 2014. As principais áreas e atividades a serem beneficiadas com os investimentos são a melhoria da infraestrutura dos empreendimentos, tecnologia da informação e treinamento de funcionários. As empresas informaram também que pretendem reverter parte do faturamento para a compra de novos materiais e equipamentos.

Para a analista de Turismo da Fecomércio MG, Mariana Lima, o final de ano é uma época que movimenta o comércio de bens e serviços e no setor turístico não é diferente. “Se antes víamos uma alta demanda no período do Réveillon, hoje temos essa procura antecipada também para o período natalino, o que é excelente para movimentar ainda mais os destinos”, destaca.