Evento Inova Varejo BH da Fecomércio MG reúne 2 mil pessoas em jornada sobre o varejo e de premiação dos melhores do comércio mineiro

10 de out de 2023

A jornada de conhecimento da 1ª edição do Inova Varejo BH, promovido pela Fecomércio MG com o apoio do Sebrae, reuniu público de cerca de 2000 pessoas entre as 09h e as 21h desta quinta (05) no Minascentro, em Belo Horizonte. O superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, abriu o evento no dia em que é comemorado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas.  Segundo Rocha, 77,2% dos estabelecimentos de Minas Gerais são de comércio o que representa um universo de 1.669.000 empresas. “São pequenos negócios de retenção de riquezas como lojas, restaurantes e outros estabelecimentos”, explicou, completando que essas empresas dão oportunidade de emprego e contribuem para manter as pessoas em suas cidades de origem.

O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, iniciou a primeira roda de conversa, o Painel Tributário, que contou com a presença do deputado federal Reginaldo Lopes, do economista Fábio Bentes da CNC e do jornalista Gerson Camarotti da Globo News. Nadim enfatizou que o governo precisa entender que deixar as mercadorias estrangeiras de até 50 dólares entrarem no país sem pagar imposto está trazendo enorme prejuízo para o comércio e a indústria nacionais. “Se nós importamos uma mercadoria de 50 dólares, o custo final dela é de 800 a 900 reais”, exemplificou, contando que a empresa dele faz esse tipo de importação e verifica os custos com os impostos.

O presidente da Fecomércio MG falou sobre a relevância do alcance das ações de Sesc e Senac e chamou a atenção para o programa de reforço escolar no Senac Juiz de Fora, recém-criado com 80 vagas, e que gerou mais de 1000 pedidos de atendimento.  Ele também citou o Mesa Brasil que distribuiu 8 milhões de quilos de alimentos em doações de empresários do comércio e neste ano de 2023 deverá distribuir 12 milhões de quilos para famílias carentes de Minas Gerais.

O economista Fábio Bentes mencionou a Emenda do Emprego, idealizado pela CNC, que visa desonerar a folha de pagamento das empresas de comércio e serviços que mais empregam no Brasil. “Temos encontrado receptividade”, disse o economista. O deputado Reginaldo Lopes, que esteve à frente do Grupo da Reforma Tributária da Câmara dos Deputados disse que concorda com a ideia da desoneração da folha, mas afirmou que não sabe ainda quando isso poderá ser implementado.

Respondendo à pergunta do jornalista Gerson Camaroti, Lopes acenou com a possibilidade da alíquota da Reforma Tributária ficar em 26% no “ano teste”. Conforme o deputado, a PEC da Reforma Tributária que está no Senado deverá ser votada em outubro e ser revista pela Câmara dos Deputados em novembro.

Tanto o economista da CNC quanto o deputado concordam que a cumulatividade da carga tributária no país tira a competitividade da indústria brasileira situação que tem aberto espaço para a entrada das mercadorias estrangeiras que fazem concorrência desleal com o comércio nacional.

O deputado Reginaldo Lopes enalteceu o trabalho do presidente da Fecomércio MG em relação à Reforma Tributária. “Por meio do seu protagonismo na Fecomércio MG, Nadim, Minas fez o debate da Reforma Tributária, apresentou propostas e soluções”, frisou.

Consumidor moderno

O jornalista Luciano Pádua abriu o painel Perfil do Consumidor Moderno mostrando que os indicadores econômicos apontam para o aumento do consumo. Segundo ele, a redução da inflação, o crescimento do consumo das famílias, o otimismo dos consumidores que não se via desde 2014, juntamente com o aumento do emprego e da massa salarial, estão impulsionando o consumo. “Este governo já estimulou o consumo antes e quer estimular o consumo de novo”, avaliou o jornalista.

A jornalista Raquel Brandão destacou a vantagem competitiva dos pequenos negócios do varejo em comparação com os grandes do segmento. O fator proximidade que foi fortalecido na pandemia, com as pessoas frequentando o comércio perto de suas casas, conforme a jornalista, tem se consolidado. O maior conhecimento desse consumidor por parte dos estabelecimentos, por sua vez, tende a reforçar o vínculo e ampliar as vendas.

“Hoje os grandes varejistas estão criando plataformas de relacionamento para conseguir essa proximidade com os clientes que os pequenos negócios de varejo possuem”, explicou.  Raquel Brandão também destacou a importância da multicanalidade para o varejo assim como a presença na internet que fortalece a marca e a loja. “É importante verificar os comentários no Google Maps, por exemplo, para fortalecer a interação com o consumidor”, disse.

O jornalista Gerson Camaroti construiu uma linha histórica da situação fiscal do Brasil remontando ao governo Fernando Henrique e trazendo até o arcabouço fiscal aprovado pelo governo no Congresso este ano. “Vocês devem acompanhar o cenário da política econômica e o consumidor”, recomendou o jornalista.

A influencer Isa Domingues falou sobre a trajetória meteórica como influencer de moda construída em seis anos de carreira. Ela acaba de participar da Semana de Moda de Londres e foi citada como uma das 20 mulheres de sucesso de 2021 pela Revista Forbes quando inovou o mercado da moda no Brasil com a realização de lives na pandemia. Natural de São Domingos do Prata, a influencer conta que conseguiu abrir espaço num mercado muito fechado como o de São Paulo. “Segui meu feeling”, contou, confirmando que ter medo faz parte do processo de quem empreende.

Conforme a influencer, as redes sociais são o canal de vendas mais barato para as empresas, mas que existem condições para o sucesso na internet. “As redes sociais exigem estratégia, jornada de comunicação para influenciar o público, estudar qual o melhor porta-voz do produto (que pode ser próprio lojista) e mostrar o valor do seu produto. “Posicionamento, relevância e branding”, resumiu.

Inovação ao alcance de todos

Na parte da tarde, o Inova Varejo BH contou com a palestra do pesquisador e consultor do varejo, Fred Rocha. O professor da Universidade Tor Vergata, de Roma, falou sobre as tendências das áreas de turismo, gastronomia e hospitalidade. Ele frisou como a experiência pessoal do cliente tem influência cada vez maior na reconfiguração do atendimento e na prestação de serviços em todo o mundo.

A empresária Camila Farani, que detém o controle do Grupo Farani, com 45 empresas, falou sobre a inovação no consumo. Segundo ela, inovação não tem necessariamente que passar pela tecnologia, mas tem a ver obrigatoriamente com atitude para melhorar produtos e serviços. “Inovação é: como você pode melhorar sua nota, do seu cliente, das novas gerações? Quando você gera resultado”, indicou. Por outro lado, Farani destacou o avanço de tecnologias como o 5G, capaz de criar uma realidade aumentada no varejo.

O ator e diretor Miguel Falabella falou sobre desafios e realizações de vida experiência profissional e destacou seu roteiro de um filme rejeitado por vários produtores, engavetado por 25 anos depois ganhador do prêmio de melhor filme no Festival de Miami de 2019. Em razão de sua persistência para viabilizar o filme e do êxito da produção, Falabella recomendou à plateia de empresários do comércio: “Seu sonho tem que ter nome e você deve tratar bem o seu sonho (para ele se realizar)”.

Premiação dos melhores do comércio

A partir das 19 horas, o Inova Varejo BH foi dedicado a receber os convidados para a solenidade que homenageou 21 empresários do comércio de várias regiões de Minas Gerais com o Prêmio Mercúrio. O diretor-presidente da Drogaria Araújo, Modesto de Araújo Neto, terceira geração na gestão da empresa que tem 330 lojas atualmente, recebeu a Medalha do Mérito Comercial de Minas Gerais. As duas honrarias foram concedidas pela primeira vez na história de 85 anos da Fecomércio MG. O vice-governador, Mateus Simões, esteve presente na cerimônia, assim como o presidente do Sindicato dos Comerciários (SEC), Levi Fernandes Pinto.

Na abertura da solenidade de premiação, o presidente Nadim Donato explicou como tem sido o trabalho à frente da nova gestão do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, desde agosto de 2022, para ampliar a voz dos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais.

O presidente destacou as ações que vêm sendo empreendidas e que vem transformando a atuação do Sistema Comércio em Minas Gerais.

Nadim falou sobre a reconstrução das assessorias e departamentos da Fecomércio para dar o suporte às necessidades dos empresários; sobre a criação do Instituto do Sistema Fecomércio – ISF-MG (Pesquisas, análises de dados e informações, conhecimento aplicado em áreas como educação e cultura, elaboração de projetos e modelos de negócios, intercâmbio, capacitação técnica e tecnológica de empresários, governança e gestão).

Ele também abordou o trabalho que tem sido feito para garantir a  autossustentabilidade financeira da Fecomércio MG e da construção de uma nova sede na avenida Raja Gabaglia.  O presidente enfatizou também o esforço que vem sendo feito para aumentar o número de sindicatos empresariais filiados para dar maior representatividade ao comércio mineiro.

 

Confira os empresários do comércio homenageados pela Fecomércio MG na noite desta quinta-feira, 05/10

 

Homenageado com a Medalha do Mérito Comercial de Minas Gerais pela Fecomércio MG

Modesto Araújo Neto – Drogaria Araújo – Belo Horizonte

Homenageados com o Prêmio Mercúrio:

Romero Zema – Grupo Zema – Araxá – Sindicato do Comércio de Araxá

Marcus Teles –  Livraria Leitura – Belo Horizonte – Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte e Região – Sindilojas

Pedro Roberto Ferreira – Arcos Comércio e Importação – Belo Horizonte – Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem – Sincagen

Laércio José Oliveira – Distribuidora das Linhas e Aviamentos Ltda (Dislav) – Belo Horizonte – Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinho de Belo Horizonte – Sincateva

Wagner Ferreira Mattos – Loja Elétrica Ltda – Belo Horizonte – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Material de Construção, Tintas, Ferragens e Maquinismos de Belo Horizonte e Região – Sindimaco

Luiz Márcio Costa Silva – Auto Bitts Ltda – Belo Horizonte – Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte – Sincopeças

Geraldo Salvador do Nascimento – Supermercados Via Bahia – Belo Horizonte – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte – Sincovaga

Wagner Meira Alves – Centro de Formação de Condutores São Bernardo Ltda – Belo Horizonte – Sindicato dos Proprietários de Centro de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais – SIPROCFC MG

Leirson Cunha – Grupo J. Lemara – Belo Horizonte – Sindicato das Empresas Administradoras de Imóveis,
Corretores de Imóveis, Incorporadoras de Imóveis e Urbanizadoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Secovi MG

Júlio Coelho de Lima Filho – Pneus Nacional Ltda – Sindicato das Empresas de Revenda e de Prestação de Serviços de Reforma de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais – Sindipneus MG

José Francisco Cavallini (in memorian) – Lavanderia Eureka – Sindicato de Lavanderias e Similares de Belo Horizonte – Belo Horizonte (Representada pelas netas Izabela Cavallini Horta e Mariana Cavallini Horta)

Valéria Paollucci – Bota de Ouro – Barbacena – Sindicato do Comércio de Barbacena

Mário Lúcio Morais – Supermercado Morais –
Cataguases – Sindicato do Comércio de Cataguases.

Edson Souza – Dular Móveis – Congonhas – Sindicato do Comércio de Congonhas

Consolação Oliveira – Real Farma e Rede M  – Conselheiro Lafaiete – Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete.

Benigno Nabor da Silva e Renato Arnaldo da Silva – Casa Rena – Itaúna – Sindicato do Comércio Varejista de Itaúna

Henrique Nascimento Volpi – Volpi Planejados Italínea – Santos Dumont – Sindicato do Comércio de Santos Dumont

José Maria Farinha – Babylândia – Sete Lagoas – Sindicato do Comércio de Sete Lagoas

Alexandre Mattar Netto – Farmácia Indiana – Teófilo Otoni – Sindicato do Comércio de Teófilo Otoni

Sônia Márcia Andrade – Supermercado Brasil – Ipatinga – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços do Vale do Aço

Davi Petrocchi – RN Tintas – Varginha – Sindicato do Comércio Varejista de Varginha

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?