Fecomércio MG destaca esforço de entidades empresariais em anúncio de reabertura das atividades em BH

29 de jan de 2021

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou na tarde de hoje (29/01) a reabertura parcial das atividades empresariais em Belo Horizonte a partir de segunda-feira (01/02). Com a decisão, as lojas de rua poderão funcionar das 9h às 20h, de segunda a sábado; as academias poderão abrir em qualquer horário, mediante agendamento; enquanto bares e restaurantes terão permissão para abrir de segunda a sábado, das 11h às 22h, podendo vender bebida alcóolica até as 15h. As medidas ainda serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com a Fecomércio MG, a medida anunciada nesta tarde é uma resposta positiva ao movimento das 24 entidades empresariais que negociaram com a PBH uma reabertura das atividades econômicas na cidade. A Fecomércio MG fez parte do grupo que se reuniu nessas últimas semanas com secretários municipais para debater os rumos do comércio na cidade e propor ações efetivas para a retomada da economia do município.

A Federação e as demais entidades também seguirão atuando junto ao Poder Executivo Municipal para que os empresários consigam melhores condições para arcar com suas obrigações tributários. Neste sentido, continuarão a se reunir com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e sua equipe para solicitar a isenção ou a extensão do prazo de pagamento de Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) e de taxas municipais, dada a perda de receita do setor desde o início da pandemia.

A entidade reforça, ainda, o seu comprometimento em ajudar a prefeitura a equilibrar as demandas sociais e econômicos. Por isso, reforça a necessidade de se seguir todos os protocolos sanitários, como o uso correto de máscara e de álcool em gel para higienização, além do distanciamento social.

Nesse sentido, a colaboração entre a Prefeitura e todos os envolvidos é a melhor alternativa para que, juntos, possam unir forças, analisar dados, reunir propostas e planejar com cautela e segurança os rumos do comércio na capital mineira.