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20 de jan de 2015
O número de feriados em 2015 tem sido uma preocupação para os empresários. Neste ano, serão dez feriados em dias úteis, diminuindo o movimento nas lojas. O impacto dos feriados sobre a lucratividade do comércio brasileiro em 2015 deverá chegar a R$ 15,5 bilhões neste ano, de acordo com a Confederação Brasileira do Comércio de Bens, Consumo e Turismo (CNC).
Segundo o economista da Fecomércio MG Caio Gonçalves, com o maior número de feriados na semana, serão menos dias de exercícios efetivos trabalhados no comércio, o que pode reduzir as vendas. “Dessa forma, a expectativa para o comércio em relação aos feriados deste ano não é positiva, já que grande parte dos clientes viaja e não vai às compras. Além disso, a abertura de lojas em dias facultativos pode, por exemplo, gerar maiores custos com o pagamento de horas extras aos vendedores, o que pode não ser compensado pelas vendas. A dica é aproveitar ao máximo o tempo antes desses feriados prolongados para vender e explorar ainda mais as datas comemorativas do ano para superar esse efeito negativo que o comércio sofrerá em 2015”, comenta.