8 de jun de 2017
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Tradicionais no calendário do brasileiro, as comemorações típicas das festas juninas têm se tornado uma data importante para o comércio varejista, aquecendo os negócios em diversos segmentos. O destaque são as empresas de gêneros alimentícios, uma vez que mais da metade (51,1%) delas tem um impacto positivo nesse período, de acordo com pesquisa realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.
O levantamento indica que 76,8% dos empresários desse ramo esperam um volume de vendas igual ou superior ao do ano passado. O movimento maior é esperado para a segunda quinzena de junho, devido aos dias de São João (24/6) e São Pedro (29/6). Para atrair os clientes, a maioria (63,2%) investiu ou investirá em produtos específicos para o período ao longo do mês e na primeira quinzena de julho, já que as celebrações costumam se estender até lá. Os principais artigos serão canjica (73,8%), amendoim (66,7%) e doces (46,4%).
Além disso, 45,2% pretendem oferecer promoções e liquidações, e 19,3% apostarão na diversificação do mix de produtos para alavancar as vendas, o que é um diferencial em relação às outras épocas do ano. “Assim como já percebemos nas demais datas comemorativas do primeiro semestre, o empresário está mais otimista em função da melhoria nos indicadores econômicos. Também há a própria expressividade da festa e o estímulo causado pelo frio, que faz com que as pessoas deem preferência a produtos mais quentes e diferenciados”, argumenta a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro.
Enquanto 32,3% das lojas projetavam crescimento no faturamento com as festas juninas em 2016, 43,8% esperam expandir suas vendas neste ano. Os hipermercados e supermercados (85%), seguidos pelo setor de bebidas (56,3%), são as atividades mais impactadas com as festividades. Mesmo que em menor escala, a data também gera um movimento extra para açougues e peixarias, padarias, estabelecimentos de laticínios, segmentos de doces, balas e semelhantes, hortifrutigranjeiros, minimercados, mercearias e armazéns.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2017/06/05.2017-Exp-Festa-Junina.pdf” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Acesse a íntegra da pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Festa Junina 2017.[/mk_button][/vc_column][/vc_row]