Filhos devem presentear mais e buscam por promoções, preços e atendimento

10 de jul de 2023

Para 74% gasto com a compra do presente será maior ou igual ao do ano passado

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG com moradores de Belo Horizonte sobre intenção de compras para o Dia dos Pais mostra o consumidor atento às promoções e aos itens de valor mais acessível. A busca é por um presente que caiba no bolso, bom atendimento e comodidade na hora de comprar.

Conforme o levantamento, 45,5% dos entrevistados vão comprar presente para o pai este ano sendo que 96% deles pretendem gastar, em média, R$ 172,50. Mais generosos neste Dia dos Pais, 40% admitem que vão gastar mais com o presente do que no ano passado, enquanto 34% dizem que gastarão o mesmo valor que gastaram em 2022. Roupas, calçados e perfumes, nesta ordem, lideram a lista de compras.

Para 71,5% dos entrevistados, promoções e preços reduzidos serão o grande chamariz para entrar na loja e comprar. O bom atendimento estimula a compra de mais de 11%.

Além da atenção para os preços mais em conta, os consumidores estão mais exigentes com o atendimento. Lojas cheias e atendimento precário desestimulam a compra de mais de 41%, enquanto os preços altos afastam 36% dos entrevistados.

A busca por comodidade também chama a atenção para o perfil do consumidor na primeira data comercial do segundo semestre. O levantamento da Fecomércio MG mostra essa tendência na resposta de 51% dos entrevistados: enquanto 28% comprarão em lojas da vizinhança, outros 23% optam pela compra ao alcance da mão, pela internet. Os shoppings populares aparecem como terceira opção para 19% dos consumidores.

A comemoração intimista, dentro da própria casa ou na casa de familiares, é outro dado marcante no levantamento, indicando que a alimentação fora de casa associada à necessidade de economizar deve marcar o Dia dos Pais de 2023. A em casa é a opção de local para comemoração da data para mais de 63% dos entrevistados ouvidos.

O levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio entrevistou consumidores de Belo Horizonte nas regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova entre os dias 17 e 21 de julho de 2023.

Olhar Econômico, por Gilson Machado – economista da Fecomércio MG

Consumidores de Belo Horizonte demonstram otimismo para o Dia dos Pais, impulsionando gastos

Os consumidores de Belo Horizonte estão preparados para celebrar o Dia dos Pais com entusiasmo, conforme indica um levantamento realizado nas 9 regionais da capital mineira. De acordo com a pesquisa, os gastos médios previstos para a data festiva giram em torno de R$172,50 por pessoa. Um dado relevante é que a maioria dos entrevistados pretende gastar mais do que no último ano, sinalizando uma recuperação na confiança do cenário econômico.

Diversos fatores contribuem para esse otimismo. Um deles é a melhora no poder de compra, que tem permitido aos consumidores se sentirem mais seguros para desembolsar um pouco mais com os presentes para seus pais. Além disso, o retorno ao mercado de trabalho de algumas pessoas também está impulsionando a intenção de consumo para a data comemorativa.

A pesquisa também identificou os motivos pelos quais alguns consumidores optam por não realizar compras no Dia dos Pais. Cerca de 62,5% dos entrevistados afirmaram que não têm quem presentear, enquanto 15,8% relataram não ter o costume de comemorar a data com presentes. Outra parcela mencionou estar enfrentando dificuldades financeiras, seja pelo desemprego, cautela com os gastos ou endividamento. Esses fatores evidenciam que ainda há desafios na recuperação da renda, retomada ao mercado de trabalho e consumo para alguns.

Quanto às formas de pagamento, aproximadamente 7 em cada 10 entrevistados têm a intenção de pagar suas compras à vista. Esse dado demonstra que os consumidores estão adotando uma postura mais cautelosa em relação ao uso do crédito, buscando evitar comprometer suas finanças no futuro próximo. A opção pelo pagamento à vista também está relacionada ao valor das compras pretendidas, o que leva a maior parte dos consumidores (79,0%) a realizar suas compras mais próximo à data comemorativa que por sua vez sucede o quinto dia útil, período que a grande maioria das pessoas recebem seus salários.

Os hábitos de consumo dos belo-horizontinos têm se mostrado em constante transformação. Eles buscam aproveitar melhor o tempo, tornando-se mais exigentes e priorizando praticidade e preços mais competitivos ao realizar suas compras.

Por fim, é possível sugerir que os consumidores estão gradativamente recuperando a confiança na economia, mesmo que esse processo ocorra de forma gradual. Há perspectivas positivas para os próximos meses, com propostas governamentais que tendem a impulsionar o desempenho da economia, bem como melhorar as condições de trabalho e o bem-estar social. Esses aspectos contribuem para o cenário otimista e para o aumento da intenção de compra dos consumidores belo-horizontinos.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais, é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Juntos com Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a entidade integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), atuando junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.