Gestão do estoque: erros que você não deve cometer

15 de abr de 2015

Gerir o estoque não é tarefa simples. É preciso ter total controle sobre a entrada e saída de mercadorias, tendências e necessidades dos clientes, novidades e produtos já defasados e comportamento do consumidor – que pode oscilar, inclusive. Jogo de cintura, muita atenção e organização são as principais características que o gestor dessa área precisa ter para que dê tudo certo. Abaixo, separamos algumas dicas listadas no artigo “Os 5 Pecados da Gestão do Estoque”, de Pedro Janot, publicadas no Diário do Comércio. Confira:

Nunca deixe de conferir o estoque de produtos que mais vendem

Geralmente, as empresas possuem 20% de produtos que garantem 80% de todo o faturamento. Esses produtos devem ser identificados, observados de perto e jamais devem faltar no estoque. Ficar atento a isso é o primeiro passo para não cometer um grave erro de gerenciamento.

Fique de olho na sazonalidade

Datas especiais precisam de planejamento e não adianta colocar a culpa pela falta de um produto no atraso do fornecedor, por mais que isso aconteça. Prepare-se com antecedência suficiente para que tudo dê certo, mesmo que haja algum imprevisto. Ter o estoque defasado no momento mais necessário é perder uma grande oportunidade e arriscar-se a prejudicar a imagem da empresa.

Faça a previsão de atrasos e ajustes

Planejamento é coisa séria. Atrasos na programação de pedidos e de chegada de mercadorias geram transtornos em cadeia: o produto pode não chegar a tempo e, em alguns casos, ter seu preço reajustado; além disso, o prazo para pagamento pode ficar curto, entre uma série de fatores que levam à quebra de confiança entre a empresa e seus fornecedores, vendedores e, pior, seus clientes.

De olho nos itens básicos

Sabe aqueles produtos que sempre são procurados? Eles nunca devem faltar. Por mais que eles não gerem grandes lucros à empresa, eles são essenciais para o consumidor que pode se frustrar caso não os encontre disponíveis. Seja aquela camiseta branca básica (para o ramo da moda), seja aquele bloco de recibos (para as papelarias), enfim, identifique quais são os produtos essenciais e fique sempre atento.

Antecipar-se aos fatos gera economia

Mais uma vez, o planejamento entra em cena. Quando você calcula minuciosamente as compras da empresa e acompanha de perto todo o fluxo de entrada e saída de mercadorias, as solicitações dos clientes, as tendências do mercado e as pesquisas realacionadas ao setor, entre outros itens, você tem em mãos ferramentas extraordinárias para uma gestão competente. Dessa forma, você identifica aqueles produtos que não agregam valor à empresa e pode eliminá-los. Por outro lado, você pode investir naqueles que mais trazem lucro e benefícios aos negócios. No varejo, você se diferencia pela atenção aos detalhes. Quando há, além do planejamento, estratégias pré-definidas para situações de urgência, você certamente se destacará entre os concorrentes.