Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Intenção de consumo das famílias registra nova queda em abril

13 de maio de 2021

[vc_row][vc_column][vc_column_text]As famílias estão mais cautelosas em relação ao consumo em Belo Horizonte. É o que aponta a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que registrou uma retração de 3,9 pontos percentuais (p.p.), atingindo 68,0 pontos em abril. Esse é o menor resultado do indicador em 2021, o que contribuiu para que permanecesse no nível de insatisfação (abaixo de 100 pontos), abaixo da fronteira que sinaliza o otimismo do consumidor.

Elaborado mensalmente pela Fecomércio MG, com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a ICF é um indicador capaz de medir, com precisão, a avaliação que os consumidores fazem, mês a mês, sobre aspectos relacionados à condição de vida de sua família, como a capacidade e a qualidade de consumo atuais e de curto prazo, o nível de renda doméstico e a segurança no emprego.

A analista de pesquisa da Fecomércio MG, Carolina Barcelos, destaca que as incertezas provocadas pela pandemia e o achatamento da renda familiar podem ter contribuído para a retração do indicador. “Na opinião dos consumidores, ainda é preciso ter cautela para ir às compras. Isso é um reflexo do agravamento da pandemia, que impôs medidas mais restritivas de circulação, como o fechamento de comércios, impactando diretamente no orçamento familiar.”

Nesta avaliação, todos os subindicadores da ICF apresentaram retração: emprego atual (de 99,9 em março para 96,3 em abril); perspectiva profissional (93,2 para 88,6); renda atual (87,5 para 84,4); acesso ao crédito (68,9 para 65,7); nível de consumo (47,1 para 44,9); expectativa de consumo (74,0 para 67,3); e consumo de bens duráveis (32,7 para 29,0).

“Ainda é necessário agir com cautela, pois o momento exige ajustes e readequação. Por isso, o consumidor precisa organizar suas contas e ficar atento para não perder o controle de sua renda. Não por acaso, a expectativa de consumo foi um dos subindicadores que registrou maior queda, 6,7 pontos abaixo do alcançado na última avaliação”, reforça a analista de pesquisa.

Para elaborar a pesquisa de abril, mil famílias residentes em Belo Horizonte foram entrevistadas nos últimos dez dias de março. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% e o nível de confiança é de 95%.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_btn title=”Acesse, na íntegra, o relatório da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de abril de 2021″ color=”primary” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Fhml.fecomerciomg.org.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F05%2F04.21-ICF-BH.pdf||target:%20_blank” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?