Intenção de Consumo das Famílias volta a crescer

25 de mar de 2024

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) belo-horizontinas cresceu 1,5% em relação ao mês de fevereiro, quebrando a tendência de baixa observada nos dois primeiros meses do ano corrente. O indicador alcançou 97,9 pontos em março, um patamar abaixo dos 100 pontos que marcam a neutralidade. Portanto, tem mostrado melhorias não lineares, com um crescimento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou 91,7 pontos em março de 2023.

O índice geral do ICF, estratificado por faixa salarial, mostra que houve crescimento para as duas faixas analisadas. As famílias com renda superior a 10 salários-mínimos (SM) registraram um crescimento de 1,2%, enquanto as famílias com rendimentos até 10 SM apontaram avanço de 1,4%. A pesquisa foi conduzida pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Segundo Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, a Intenção de Consumo das Famílias quebra a tendência de desaceleração observada nos últimos períodos, que em grande parte foi reflexo de incertezas no início do ano somadas a despesas existentes no período. Superado esse período de despesas, com as famílias mais cientes do que deve acontecer no decorrer do ano e com a melhora dos principais indicadores econômicos em relação ao ano anterior, contribuíram para a melhora do ICF no mês de março.

A maioria dos índices que compõem o ICF estão no nível de satisfação: Emprego (124,3), Perspectiva Profissional (118,9), Renda Atual (112,4) e Perspectiva de Consumo (105,30). Por outro lado, os demais índices encontram-se no patamar de insatisfação: Acesso ao Crédito (88,0), Nível de Consumo (85,1) e Momento de Duráveis (51,3).

No acompanhamento mensal, nota-se uma melhora nos índices em relação a fevereiro, sendo o destaque para a Perspectiva de Consumo, que registrou um incremento geral de 4,3%. Destaca-se também as famílias com rendimentos até 10 SM, que registraram um crescimento acima das famílias com rendimentos acima de 10 SM, com avanços respectivos de 4,4% e 3,2%.

Por outro lado, os índices de Momento de Duráveis (-2,5%) e Nível de Consumo (-0,5%) sofreram uma desaceleração em relação ao mês de fevereiro do ano corrente. Em relação ao mês de março de 2023, os índices tiveram uma melhora significativa, de 26,9% e 23,9%, respectivamente.

Para Gilson Machado, o ponto central do ICF do mês é que o Nível de Consumo e o Momento de Duráveis estão desacelerando, enquanto a Perspectiva de Consumo vem crescendo mais intensamente. Esse movimento ocorre porque as famílias estão com poucos recursos para gastar no momento, e o acesso e custo do crédito continuam elevados. Por outro lado, a Perspectiva de Consumo mostra que a intenção de consumo segue aumentando, ou seja, as famílias estão esperançosas que, com a continuidade da melhora do ambiente econômico, poderão realizar suas compras.

Acesse a pesquisa de Intenção de Consumo

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.