24 de jun de 2014
A sustentabilidade é a bola da vez. Normalmente esse termo é relacionado à conservação do meio ambiente, mas será que é só isso? É possível relacioná-lo ao turismo? Quais são seus benefícios? Saiba um pouco mais sobre esta nova tendência mundial que vem sendo cada vez mais valorizada pelos consumidores.
No prisma da atividade turística, o conceito de ecoturismo – que se utiliza de forma sustentável do patrimônio natural, incentivando sua conservação e a busca da formação de uma consciência ambientalista –, foi fundamental para chamar atenção para a importância da sustentabilidade. Todavia, seu conceito vai muito além da preservação ambiental.
Composta também pelos pilares da eficiência econômica e justiça social, a sustentabilidade é um conceito que pode ser aplicado em qualquer negócio. Muitos eventos tem surgido para tratar do assunto, como é o caso do Seminário Jornada da Sustentabilidade, que foi realizado no auditório da Fecomércio MG, no dia 09 de Junho, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O evento foi realizado no intuito de estimular o setor de turismo brasileiro a adotar práticas sustentáveis de produção e serviços. O seminário destacou também que a implementação da sustentabilidade nos negócios é uma evolução de mercado, que surge da mudança do comportamento do consumidor que vem valorizando empresas engajadas na proteção do planeta ao redor do mundo.
Neste sentido, foi apresentado o Programa Passaporte Verde, que é um modelo de gestão que tem como foco o autoconhecimento da empresa e a mudança de comportamento dos colaboradores. O programa apresenta medidas para ajustar o perfil e a rotina da empresa a práticas simples de redução de consumo, além de despertar a consciência de preservação das localidades onde estão instalados, por meio da valorização dos costumes locais.
Desfazendo o tabu de que a adoção das ações sustentáveis é penosa e cara, o programa destaca a importância de atentar-se para a sustentabilidade como algo que agrega valores na empresa, mostrando-se uma ótima oportunidade para os empresários que desejam adequar-se a esta nova tendência, que pode trazer além de maior visibilidade e aumento da credibilidade da empresa, resultados positivos no faturamento a curto, médio e longo prazo.