Novos hábitos dos consumidores aumentam o potencial do mercado de lavanderias

18 de jun de 2024

Aprofundando-se na dinâmica do mercado de lavanderias em Belo Horizonte, a pesquisa conduzida pela equipe de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) em conjunto com o SINDLAV BH – Sindicato de Lavanderias e Similares de Belo Horizonte, se destacou pela sua amplitude e detalhamento. Com a aplicação de 399 questionários entre os dias 13 e 20 de março de 2023, os resultados revelam uma análise minuciosa dos hábitos e preferências dos consumidores na capital mineira.

Segundo a pesquisa, 16% da população de Belo Horizonte utiliza serviços de lavanderia, enquanto 30% dos não usuários admitiram já terem utilizado esses serviços em algum momento anterior. “Esses dados revelam um potencial significativo de mercado a ser explorado pelas lavanderias na capital mineira. Os fatores que mais atrairiam novos clientes incluem preço acessível, confiança na qualidade dos serviços, rapidez na entrega e especialização em cuidados específicos com as peças”, aponta a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

No que diz respeito aos hábitos de consumo, os resultados apontam que a frequência, para a maioria dos usuários das lavanderias, varia entre mensal e trimestral. As peças mais frequentemente lavadas pelos consumidores incluem cortinas, tapetes, sofás, roupas sociais e itens de cama, mesa e banho. O motivo principal para recorrer a serviços de lavanderia é a necessidade de cuidados especiais com essas peças, evidenciando a importância da especialização e qualidade do serviço prestado.

As preferências dos consumidores na escolha de lavanderias são pautadas pela qualidade do serviço e pelo ambiente oferecido. Surpreendentemente, apesar da crescente tendência de compras online em outros setores, 73,4% dos entrevistados preferem as lojas físicas e a entrega/retirada no balcão. Quanto às embalagens, embora sacos plásticos sejam preferidos, a maioria dos consumidores demonstram não se importar com o tipo utilizado, contanto que seja prático e funcional. Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos consumidores deseja opções sustentáveis de embalagens a preços acessíveis, demonstrando uma preocupação crescente com a sustentabilidade ambiental.

“A busca por serviços que ofereçam conveniência e qualidade está em alta, conforme demonstra a preferência dos consumidores por lojas físicas com opções de entrega e retirada no balcão. Neste sentido, investir em tecnologias que simplifiquem esses processos e melhorar a oferta de serviços como delivery pode ser um diferencial competitivo importante”, Gustavo Bregunci, Diretor do Sindicato de Lavanderias e Similares de Belo Horizonte.

A avaliação do serviço prestado pelas lavanderias é baseada principalmente na limpeza, maciez e cuidado com as peças. No entanto, o preço ainda é uma barreira significativa para alguns usuários, conforme indicado pela pesquisa. No entanto, é importante ressaltar que uma impressionante parcela de 96% dos entrevistados nunca teve problemas com extravio ou danos às suas roupas, o que demonstra um alto nível de confiabilidade nas lavanderias de Belo Horizonte.

No aspecto de pagamento e uso online, embora a maioria dos consumidores ainda não tenha aderido aos serviços online de lavanderia, 23,4% relataram ter tido uma boa experiência. O gasto médio por uso foi estimado entre R$100 e R$200, com as formas de pagamento mais comuns sendo cartão de crédito (parcelado e à vista) e cartão de débito.

Diante desses resultados, as oportunidades de mercado para as lavanderias em Belo Horizonte incluem a oferta de serviços como delivery, passar roupas e limpeza a seco, bem como investimentos em qualidade, confiança, rapidez e preços competitivos. Além disso, a implementação de opções de embalagens sustentáveis a preços acessíveis pode não apenas atrair mais clientes, mas também demonstrar um compromisso com a sustentabilidade ambiental, atendendo às crescentes demandas do mercado.

“A demanda por opções sustentáveis de embalagens reflete uma crescente consciência ambiental dos consumidores, que se alinha com as políticas econômicas de incentivo à sustentabilidade promovidas pelo governo. Portanto, promover práticas de negócios ambientalmente responsáveis e adotar tecnologias limpas pode não apenas atrair um segmento de mercado mais consciente, mas também posicionar as lavanderias de Belo Horizonte como líderes em inovação e responsabilidade ambiental no setor”, aponta Gustavo.

Acesse a pesquisa completa

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.