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30 de jan de 2015
O mundo digital já faz parte da nossa realidade, e as empresas estão cada vez mais conscientes disso. Mas não basta estar apenas conectado. Seja seu negócio pequeno, médio ou grande, é importante ter em mente que o planejamento é essencial para cumprir os objetivos de comunicação e marketing propostos. Veja abaixo uma síntese dos 8 Ps do Marketing Digital, metodologia elaborada por Conrado Adolpho, que também é o autor do livro com o mesmo nome.
1° P – PESQUISA
Antes de começar o trabalho, é essencial conhecer o seu público e saber como ele se comporta na web. Conheça também seus concorrentes e o trabalho que eles estão desenvolvendo na web (isso se chama benchmarking).
2° P – PLANEJAMENTO
Agora que você já conhece o comportamento do seu público e dos seus concorrentes, planeje as ações para transformar esses canais em uma plataforma de negócios.
3° P – PRODUÇÃO
Depois de planejar, comece a executar, item a item, tudo o que foi definido.
4° P – PUBLICAÇÃO
No 4° P você deve trabalhar para fazer com que o seu conteúdo atinja o público alvo. Isso é possível por meio das técnicas de Search Engine Optimization (SEO). O trabalho de SEO faz com que o seu conteúdo seja encontrado pelas pessoas pelos buscadores (Google, por exemplo). Quanto melhor a posição da sua empresa nas buscas, maior a possibilidade de conquistar clientes online e fazer negócios.
5° P – PROMOÇÃO
É preciso também produzir conteúdos promocionais, com viés viral para atrair a atenção do público. Esse quinto passo é tão essencial quanto os outros, mas precisa ser bem estruturado para que a propagação aconteça de maneira natural.
6° P – PROPAGAÇÃO
Esse ponto consiste em incentivar o seu público a propagar o seu conteúdo de maneira natural, para fidelizar os atuais e conquistar futuros clientes. Isso só é possível com um conteúdo interessante, que inspire confiança e seja realmente útil para os que o recebem.
7° P – PERSONALIZAÇÃO
A personalização e segmentação são fundamentais para obter sucesso no trabalho digital que a sua empresa produz. Se você vende batatas, por que perder tempo falando de maçãs? Mantenha o foco e conquiste o público certo.
8° P – MENSURAÇÃO
Hora de mensurar os resultados. Está dando certo? Quais sãos os trabalhos que mais agradaram seu público? Quais são os que desagradaram? Qual o aprendizado?
O planejamento não precisa ser uma lei. Ao contrário, deve ser flexível para que você vá se adaptando aos gostos e desejos do seu público, à medida que obtém o feedback.
Boa sorte!