Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Otimismo impulsiona vendas no Dia das Mães

25 de abr de 2023

Contratações crescem 4,3% em relação ao ano passado

Os comerciantes de Minas Gerais estão apostando em um Dia das Mães movimentado este ano. A data é a segunda melhor em vendas no ano depois do Natal. Em pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 79,7% dos varejistas afirmam que a data irá incrementar seus negócios. Para 61,3% deles, as vendas serão melhores ou iguais ao ano passado.

Otimismo/esperança, aquecimento do comércio, abrandamento da pandemia e o valor afetivo da data estão entre os principais motivos citados pelos empresários para justificar a expectativa positiva.

Para 13,6% dos comerciantes entrevistados, que acham que as vendas serão piores neste ano, a mudança de governo, a baixa nas vendas no primeiro trimestre, a crise econômica e o consumidor mais cauteloso justificariam o pessimismo.

Mais contratações

O número de contratações estimado pelos comerciantes a fim de melhorar o atendimento aumentou 4,3% em relação a 2022. Pelo menos 11,5% das empresas devem aumentar a equipe de vendas no período.

Compras em cima da hora   

Para 84,4% dos varejistas entrevistados pela Fecomércio MG, as compras do Dia das Mães deste ano devem ser feitas na semana da data. Na percepção dos comerciantes, o perfil de pagamento deve mudar este ano.

Menos compras a prazo

Enquanto no ano passado, 52,4% dos empresários do comércio previam parcelamento na compra no cartão de crédito no Dia das Mães, neste ano, são 28,7% os que apostam que os clientes vão pagar parcelado no cartão. As compras à vista também devem aumentar em 2023, conforme os varejistas, e passar dos 32%. Neste ano, o cartão de débito e o PIX devem liderar as formas de pagamento à vista na avaliação dos empresários. Em 2022, a modalidade de pagamento era prevista por 19% dos comerciantes entrevistados.

Valor médio da compra

Para 45,9% dos comerciantes entrevistados em Minas, o valor do presente das mães não deve ultrapassar 100 reais este ano, a mesma média prevista no ano passado.             

Olhar Econômico

O Dia das Mães é uma data de grande importância emocional e cultural, sendo a celebração mais significativa do primeiro semestre. Na pesquisa, foi observada uma participação maior nas vendas no Dia das Mães nas regiões com menor renda per capita. Nesse ano, a expectativa é de melhora nas vendas se comparada ao ano passado por grande parte dos empresários. Os principais motivos para essa expectativa são o otimismo e a esperança por um resultado melhor; uma percepção de aquecimento do comércio; o abrandamento da pandemia, trazendo uma atmosfera similar ao período pré-pandêmico aliado ao valor afetivo da data.

Com o otimismo e a expectativa de aumento das vendas no Dia das Mães desse ano, apenas uma parcela reduzida acredita que a situação pode ser menos favorável devido a fatores como mudança de governo, queda nas vendas no primeiro trimestre, crise econômica e maior cautela dos consumidores por causa do endividamento das famílias.

Nessa pesquisa da Fecomércio MG, foi observada uma queda nas promoções e liquidações, indicando a dificuldade do empresário em recompor estoques (devido a uma oferta menor de produtos dos fabricantes).  Contudo, para atrair e conquistar novos clientes em um cenário de mercado desafiador, é necessário investir em estratégias de marketing e vendas e inovação. Isso inclui promoções e descontos, campanhas criativas, mídias sociais, e-commerce, personalização do atendimento, opções de pagamento flexíveis e ampliação da diversidade de produtos e serviços. Essas ações podem aumentar a competitividade e garantir um bom desempenho de vendas.  

Durante a semana da data, é comum o fortalecimento das formas de pagamento a prazo com intuito de atrair os consumidores. Devido ao apelo emocional, o ticket médio para o Dia das Mães tende a ser mais elevado em comparação às outras datas comemorativas. Além disso, a medida evita comprometer o orçamento do consumidor de uma só vez, diminuindo o endividamento excessivo e reduzindo as chances de inadimplência. 

A pesquisa também registra que, entre as formas de pagamento, o PIX vem ganhando gradativamente uma participação maior quando comparado especialmente ao dinheiro, confirmando a tendência crescente de redução do papel moeda no mercado com redirecionamento para o “dinheiro digital”.  

Gabriela Martins, economista do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio – MG.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 568 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 84 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

[vc_row][vc_column][vc_btn title=”Acesse aqui a íntegra da pesquisa de Expectativa do Comércio para o Dia das Mães” color=”primary” align=”center” link=”https://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2023/04/Expectativa-Maes-2023.pdf” button_block=”true”][/vc_column][/vc_row

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?