Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Expectativa dos Empresários Mineiros Revela Páscoa com Tíquete Médio 17,4% maior

11 de mar de 2024

Os empresários do comércio varejista de Minas Gerais estão otimistas com as vendas para a Páscoa. Conforme o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 75,0% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício acreditam que as vendas serão melhores ou iguais ao último ano. Entre os principais motivos que levam a essa expectativa de vendas melhores, estão o otimismo/esperança (33,3%), ações da loja (25,4%), consumidor mais confiante (17,5%) e aquecimento do comércio (15,95). A data comemorativa tem impacto positivo para 37,5% do segmento alimentício do varejo.

Até a finalização da pesquisa, 41,5% dos comerciantes impactados pela data já haviam iniciado as vendas de Páscoa. De acordo com eles, os produtos com maior saída serão:

  • Caixa de bombom (23,9%)
  • Ovo de Páscoa (22,5%)
  • Barra de Chocolate (9,9%)
  • Carnes (8,5%)
  • Peixes (8,5%)
  • Doces, bolos e bebidas de chocolate (4,9%)
  • Ovos de galinha (4,9%)

Tíquete médio esperado

O tíquete médio a ser consumido no ano de 2024 em itens da Páscoa deve superar a Páscoa de 2023 em 17,4%, de acordo com as informações prestadas pelos empresários do segmento alimentício do comércio varejista do estado mineiro.

O valor médio a ser gasto no período é de R$ 89,90, segundo os empresários que são impactados pela data e responderam ao intervalo médio que esperam vender no período por consumidor. Já o período de Páscoa do último ano mostrou que o valor médio esperado de venda foi de R$ 76,60. Vale destacar que, em torno de 20,0% dos empresários impactados pela data, em ambos os anos analisados, não quiseram pontuar o valor médio esperado de venda por consumidor.

Em função do valor médio a ser consumido, os meios de pagamento à vista serão mais presentes no período, consolidando 78,7%. O cartão de crédito à vista e o débito registraram a mesma proporção, com 29,3%, seguido do cartão de crédito parcelado e o Pix, com 15,9% e 13,4%, respectivamente. Conforme Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, os empresários estão mais otimistas com o período, o que leva a um aumento no tíquete médio para o ano corrente. Podemos inferir que esse aumento é reflexo da melhora do ambiente econômico, que conta com a inflação controlada, mercado de trabalho aquecido e taxa básica de juros desacelerando.

Vendas On-line

Ao inferir sobre as vendas pela internet, 44,5% dos empresários impactados pela data adotam o meio para atender às demandas dos seus clientes, enquanto os outros 55,5% só realizam vendas de forma offline. Os empresários que realizam vendas por meio da internet adotam os seguintes canais: Instagram (42,9%), WhatsApp (38,3%), Facebook (18,2%) e site próprio (0,6%).

Consumidores atentos aos preços

Os consumidores estão atentos aos preços, é o que os empresários varejistas relataram na pesquisa. Foi apontado que 9 em cada 10 consumidores estão vigilantes aos preços, mesmo que em frequências diferentes. A percepção é que 32,4% dos consumidores sempre realizam pesquisas de preços, 29,6% pesquisam às vezes, enquanto 28,9% raramente pesquisam. As compras para o ano corrente devem ocorrer predominantemente na semana da Páscoa. De acordo com as empresas impactadas, 74,6% dos consumidores devem comprar na semana da Páscoa, enquanto 21,8% vão comprar com antecedência. A pesquisa ainda revela que 2,1% dos consumidores devem esperar o período pascal para fazerem as compras.

O período de compra dos consumidores apontado pelo empresário ajuda a compreender a atenção dos clientes aos preços, pois a maior parte dos consumidores deixa para ir às compras na semana da Páscoa, o que pode indicar que aproveitam o máximo período que antecede para pesquisar preços. E ainda, tem uma parcela que vai esperar a data comemorativa passar para aproveitar os preços melhores. Destaca Gilson Machado.

Estratégias para atrair o consumidor

Os empreendimentos que são impactados pela data vão apostar em algumas ações para impulsionar as suas vendas, como:

  • Promoções/liquidações (34,1%)
  • Propagandas (31,1%)
  • Atendimento diferenciado (16,5%)
  • Visibilidade de loja (12,8%)
  • Diversificação do mix de produtos (11,6%)

 

Quase a metade dos empresários (48,2%) vai usar os canais online para fazer divulgações e realizar promoções. Entre estes, se destacam o WhatsApp (93,2%), Instagram (20,5%) e Marketplaces (8,2%).

Contratação de mão de obra temporária

Ao serem questionados a respeito de profissionais para atender às demandas das vendas de Páscoa no ano corrente, 5,6% dos empresários que têm impacto decorrente da data pretende contratar mão de obra temporária. Em média, serão contratados 2 profissionais para compor o quadro de colaboradores atual.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?