1 de jul de 2024
No mês de junho, o indicador da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Belo Horizonte, apresentou um leve distanciamento do nível de otimismo, com redução em 2,9 pontos percentuais (p.p.), registrando 96,9 pontos. A variação observada nesta edição, foi influenciada por todos os subíndices que compõem o indicador, com destaque para o Nível de Consumo e Perspectiva Profissional.
Para famílias com renda até 10 salários-mínimos (s.m.), a ICF registrou 93,4 pontos, 3 pontos inferior ao mês anterior e para as famílias com faixa de renda superior a 10 s.m., o registro foi de 119,1 pontos, 2,7 pontos inferior em comparação com o mês de maio.
Para Devid Lima, diversos fatores podem impactar os resultados obtidos na pesquisa, tais como desemprego, inflação, taxa de juros e outras medidas que possam ser tomadas pelo Governo. Contudo, há outros eventos que influenciam a percepção/sentimento da população, como o acontecimento recente da tragédia climática no Sul, que levou a restrição de compras de arroz nos supermercados da região e é vista como o desastre natural com maior impacto na economia brasileira.
O ICF é composto por sete subindicadores, dos quais quatro se encontram em nível de satisfação em ambos os recortes de renda familiar – Emprego Atual (130,6), Perspectiva Profissional (108,6), Renda Atual (108,5) e Perspectiva de Consumo (110,0). Encontram-se em nível de satisfação apenas para aquelas famílias cuja renda supera 10 salários-mínimos o Acesso ao Crédito (89,2) e Nível de Consumo (73,6), enquanto Momento para Duráveis (57,6) encontra-se em nível de insatisfação para ambas as categorias de renda familiar.
Ao olhar para o desempenho dos subindicadores frente ao mês de maio, é possível observar que dos sete, cinco registraram uma leve redução, enquanto dois sofreram maior queda:
O Nível de Consumo diz o quanto as famílias estão comprando em relação ao mesmo período do ano passado e, nessa edição apresentou queda em ambas as faixas de renda. Esse resultado conversa com os do subíndice de Perspectiva Profissional e do Acesso ao Crédito, uma vez que ambos impactam diretamente no comportamento de compras das famílias.
>>> Acesse os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias
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