
12 de jun de 2025
Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo e pela Fecomércio MG na Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte traz dados reveladores sobre as quatro gerações que convivem hoje no mercado de trabalho. Quatrocentas e noventa pessoas: 57,6% mulheres e 42,4% homens, responderam a 40 questões que envolveram trajetória profissional e expectativas com o trabalho na pesquisa Perspectivas Intergeracionais sobre o Mercado de Trabalho que possui margem de erro de 4,43% e nível de confiança de 95%.
Acesse a pesquisa completa: Gerações no Mercado de Trabalho_DataTempo e Fecomércio MG
Para o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, a pesquisa é uma ferramenta de grande utilidade para as empresas. “O setor do comércio de bens, serviços e turismo enfrenta bastantes dificuldades com a mão de obra escassa. Por isso temos procurado agir para facilitar essas contratações. Primeiro, criamos uma campanha com grande veiculação em todas as mídias pela contratação de profissionais 50+. Agora, com essa pesquisa realizada em parceria com o Instituto DataTempo, trazemos um mapeamento de como as diferentes gerações estão se relacionando com o mercado de trabalho. É uma fonte de conhecimento, estratégico e inédito, que colocamos à disposição dos gestores de empresas e profissionais de RH”, detalha Donato.
A convivência de quatro gerações dentro das empresas é um fenômeno novo e traz desafios e oportunidades para a gestão desses talentos indicados pela pesquisa. Assim, a amostra foi composta por 21,8% de participantes da geração Z (14 a 30 anos), 26,7% de Millennials ou Y (31 a 42 anos), 30,8% da geração X (43 a 60 anos) e 20,6% de Baby Boomer (acima de 60 anos).
A pesquisa confirma que o trabalho continua tendo centralidade na vida das pessoas, mas as gerações apresentam algumas variações na percepção sobre a vida laboral.
A preferência pelo emprego com carteira assinada, regido pela CLT, prevalece como melhor opção para 33,3%, mas 31% discordam da afirmação, sendo que 40,4% admitem que flexibilidade é mais importante do que estabilidade.
Os mais jovens, da geração Z, são os que mais valorizam a estabilidade, destacando-se nesta preferência com 27,1%, mas eles discordam que a CLT seja o melhor regime de trabalho com um percentual de 43%. E, de longe, os mais jovens são os mais otimistas sobre sua progressão na carreira o que é confirmado por 86,9% deles.
Trabalhar com o que se gosta é mais importante do que o bom salário especialmente entre as mulheres, com percentual de 42,9%. Essa tendência também prevalece entre todos os entrevistados com 35,7%. A preocupação com a saúde é mais importante para 42,2% que abandonariam a carreira para se cuidarem se fosse necessário.
Embora para boa parte da geração Z trabalhar em uma única empresa não seja uma opção, ela é a escolhida por 47,8% dos entrevistados e ainda, mais de 80% concordam que estudo é fundamental para o sucesso.
A liberdade financeira, com 25,3% das respostas, seguida por melhoria na qualidade de vida, 24,3% e estabilidade no emprego, 21%, são as principais motivações relacionadas ao emprego atualmente em Belo Horizonte e na RMBH.
O plano de saúde é o principal benefício associado ao trabalho, citado por 34,3%, seguido por vale-refeição, 12,7% e prêmio e abonos 8,4%.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.